Negociante de arte José Castelo Branco saiu em liberdade

O interrogatório durou cerca de 45 minutos e terminou às 12h45, tendo o advogado de defesa, José António Barreiros, esclarecido que o seu cliente saiu em liberdade sem que tivesse sido aplicada qualquer caução.

"Trata-se de uma questão aduaneira que tem a ver com a posse de jóias pessoais", disse o advogado, que actualmente representa também o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo.

José Castelo Branco, figura conhecida do "jet set" nacional, foi detido ontem à tarde pelos serviços alfandegários no Aeroporto da Portela, tendo passado a noite na prisão anexa à Polícia Judiciária de Lisboa, na Rua Gomes Freire.

O negociante de arte e a mulher, a norte-americana Betty Grafstein, regressaram ontem de Nova Iorque, EUA, e à chegada ao Aeroporto da Portela dirigiram-se ao canal verde destinado aos passageiros que não têm nada a declarar.

Porém, o casal foi seleccionado aleatoriamente para uma revista à bagagem onde os elementos da alfândega terão descoberto os objectos de joalharia no valor de dois milhões de euros (400 mil contos).

José Castelo Branco assumiu perante as autoridades a posse das jóias, afastando a mulher de qualquer responsabilidade no caso, o que possibilitou a libertação de Betty Grafstein ainda ontem.

Segundo adiantou o advogado de José castelo Branco, "a situação ainda está em inquérito".