Em águas turvas

E assim, depois de ter tido a melhor experiência da sua carreira, com Charlotte Rampling, em "Sous le Sable", que além do mais lhe valeu elogios da crítica, quis regressar a um projecto intimista, para que também se proporcionasse novo encontro com a actriz britânica. Eis "Swimming Pool". Para Rampling, Ozon escreveu o papel de uma misteriosa romancista britânica que sofre de bloqueio criativo - para ela escrevera já o papel da mulher a quem desaparece o marido, em "Sous le Sable".

"'Sous le Sable' foi quase um documentário sobre Charlotte, apoiado nos seus próprios sentimentos de perda e luto pela morte da irmã", explica ao Y este francês de 35 anos. "Em 'Swimming Pool' tivemos de criar uma personagem do nada. Antes de começarmos a trabalhar, ela teve que concordar em cortar o cabelo e não usar maquilhagem, mas estava pronta para o desafio."

A personagem da escritora Sarah Morton (Rampling) é o tipo de inglesa reprimida que veste tons de beige e castanho (ao contrário de Rampling, que foi uma figura da colorida "swinging London" dos anos 60). De facto, Rampling confessa que nos seus bons tempos parecia-se mais com a outra personagem do filme, Julie, uma jovem promíscua (Ludivine Sagnier, que entrou no filme anterior de Ozon, "Goutes d'Eau sur Pierres Brulantes", e em "Oito Mulheres")

"A parte de mim que está presente na figura de Sarah Morton foi a que eu quis deixar para trás quando saí de Inglaterra e comecei a trabalhar em Itália, em filmes italianos [o mais notável dos quais, 'Os Malditos' de Visconti]", explica Rampling. "Em Itália existia aquele sentimento, essencial, de luz, nunca sofri a repressão que sentia na Inglaterra. Queria viver num país mediterrânico porque precisava disso para me trazer de volta à vida. Acabei em Paris porque me apaixonei por um francês [esteve casada 20 anos com o músico Jean-Michel Jarre] e tenho vivido aqui nos últimos 25 anos."

o desejo. "Swimming Pool" começa com o editor de Morton a sugerir-lhe que vá passar uns tempos para a casa que ele tem no Sul da França, a fim de ganhar nova inspiração. Ela aceita a oferta e exactamente no momento em que se sente extasiada, pronta a atacar a página em branco, é perturbada pela presença da filha do editor, uma jovem animada, barulhenta e sexualmente activa (Sagnier), que irrompe como um fantasma.

No início, Sarah fica aborrecida (tem de aturar um sem-número de amantes de Julie), mas eis que acontece um assassínio. E eis que se estabelece uma cumplicidade invulgar entre as duas mulheres - enquanto decidem o que vão fazer.

Ozon estava entusiasmado em revelar a raça feminina de Sagnier. "Em 'Oito Mulheres', Ludivine era uma espécie de maria-rapaz", explica. "Não era tão fascinante como as outras personagens e eu não tinha tempo para ela. Desta vez quis que tivesse a oportunidade de ser 'sexy', e por isso lhe pedi que se concentrasse no corpo, para fazer de boazona" - solta um risinho, como se mostrasse a sua última aquisição em vocabulário... Explica que há pelo Sul de França carradas de lolitas oportunistas como Julie.

"Estava interessado em ter duas personagens distintas, como dois tipos de actrizes, que se confrontassem para ver se faziam faísca - e foi o que aconteceu. Como actriz, Charlotte é muito completa e quase não precisávamos de falar; Ludivine precisava mais do meu apoio. Na altura da rodagem tive que a desestabilizar. Dizia-lhe: 'Tens de permitir que te manipulem tal como a personagem é manipulada.' Ela rebelava-se contra isso, o que a colocava numa situação frágil, mas essa fragilidade foi útil para o filme."

É o corpo da jovem Sagnier que aparece nos anúncios do filme, com o azul incandescente da piscina em fundo (há um sentimento lúdico e de transgressão no cinema do católico Ozon, um jogo de crueldade com as suas actrizes, e "Swimming Pool" parece querer vestir a capa de um erotismo "naif", como hoje poderão resultar alguns filmes dos anos 70). Mas ela não foi a única a tirar a roupa em frente às câmaras. Rampling, 58 anos, mostra que ainda tem o que é preciso - numa cena oferece o seu corpo a um jardineiro, em troca do seu silêncio (é que antes houve um crime, como se disse - será que houve mesmo um crime?). A condição estipulada por Rampling para fazer esta cena foi permanecer imóvel, para que a postura do corpo parecesse sacrificial - provou ser eficaz.

"A inspiração, em mim, assola-me com o desejo", diz Ozon. "Não preciso de ir para a cama com os meus actores, mas preciso de sentir algo forte por eles, porque adoro filmar os seus corpos de forma a que se possa tocá-los através da câmara." Eis Ozon em processo criativo. Como a escritora do seu filme...

Como em "Sous le Sable", Ozon apresentou a Rampling apenas uma ideia de filme. "François queria fazer um filme sobre o processo criativo - se querem saber, a personagem da escritora é o próprio François", diz enigmaticamente, com o seu tom de voz profundo. "Quando alguém nos dá uma ideia sobre uma personagem - e não necessariamente sobre o que o filme vai ser - temos de começar a trabalhar imediatamente, imaginar o que é que vai acontecer quando nos apresentarem o argumento. Temos a possibilidade de amadurecer durante esses meses, como um bom vinho, e então podemos meter as mãos à obra. O facto de termos filmado cronologicamente foi uma ajuda, por isso todo o filme tem um sentimento visceral. François é um instintivo. Não gosta que lhe imponham coisas, gosta de ter a liberdade de ser quase invisível e de captar sensações. Sou também instintiva, somos parecidos. Por isso, confio totalmente nele assim como ele confia totalmente em mim. Quando François sente que tem confiança em alguém, da maneira que tem em mim ou na Ludivine, é capaz de explorar o perigo de se deixar levar pelos seus sentimentos." E de fazer um filme que é um falso "thriller", apesar de ter um crime.

"Temos de nos deixar levar pela nossa imaginação.", diz Rampling. Ozon insiste que está longe de ser um "thriller" - "é uma mistura de géneros" -, até porque lhe falta um final definitivo. O assassínio existe como dispositivo narrativo. "Com um assassínio algo de importante está em jogo, e é isso que me interessa. Talvez precise de matar um homem em cada filme", ri-se (quem viu os seus filmes, só pode concordar). "No próximo, não vou matar ninguém. Mas é uma coisa que me ocorre naturalmente." E, o que poderá iluminar muito daquilo que se passa em "Swimming Pool", Ozon assume-se como vampiro. "Quando escrevo, é um processo muito estranho: se vejo um acidente, se um homem morre, por exemplo, essa morte passa a ter existência para o meu trabalho, mais do que para o acidente".

Para Ozon, trabalhar em inglês provou ser mais fácil do que esperava. Ajudou o facto de poder discutir em francês as cenas com Rampling, actriz que neste momento representa nos palcos parisienses "Petits Crimes Conjugaux", ao lado de Bérnard Giraudeau. "Nunca tive a segurança de actuar em palco quando era mais nova, e muito menos em francês, mas agora estava pronta para isso", afirma. Não deixa de ser irónico que, quando faz cada vez mais parte do sistema francês, está a regressar ao cinema inglês. Tem feito pequenos papéis, como em "I'll Sleep When I'm Dead", de Mike Hodges, ou, ao lado de outro ícone dos anos 60, Michael Caine, "The Statement", de Norman Jewison, filmado no Sul da França.

"Sinto-me como se estivesse a cavalgar na crista de uma onda", declara. "Tudo isto está a acontecer, não é verdade? Nunca fiz parte do sistema de Hollywood ou do sistema inglês. Sempre fui um saltimbanco, indo parar a diferentes países e a procurar diferentes culturas e a novas formas de me exprimir. Não fiz assim tantos filmes franceses, mas de momento estou a fazê-los porque gosto do François e estamos a fazer estes filmes que estão a ter grande impacto."

Claro que o assumido "gay" Ozon tem uma agenda diferente, frequentemente "gay", que não é tipicamente francesa. "Ele é atípico também", admite a actriz com afectuosidade, como se fossem ambos membros do mesmo clube. Rampling tornou-se ícone "gay" depois de fazer uma mulher submissa no filme de Liliana Cavani "O Porteiro da Noite", onde contracenou com Dirk Bogarde, que fazia o papel do oficial ex-nazi que a violentara. "Bom, estou encantada por ser um ícone, não podia pedir mais... mas não tenho nada a ver com o que as pessoas vêem em mim. As pessoas vêem ou uma senhora bonita a sorrir, ou uma pessoa atormentada ... espelhamos diferentes partes de nós próprias a diferentes pessoas. Se a comunidade 'gay' me aprecia, e sei que sempre me apreciou, então gostam de algo em mim que não os ameace. Ainda assim, é uma coisa que nunca me tinha passado pela cabeça", diz Charlotte.

Em "Swimming Pool" há um sugestivo tom "homoerótico" entre ela e Sagnier - será o facto de Ozon ter sido influenciado pelas escritoras britânicas de policiais, como Patricia Highsmith? "Completamente", entusiasma-se Rampling. "E há algo que parece ser muito masculino naquelas histórias, esses incríveis policiais escritos por mulheres. Parece ser uma maneira de pensar muito masculina, podíamos criar muita fantasia à volta do mito."

Ozon vem ao barulho: "Não quis fazer um filme lésbico, mas quis dar ao espectador a possibilidade de projectar no rosto de Charlotte o desejo por Ludivine - ou talvez uma rivalidade, porque podem-se passar coisas diferentes, até uma relação materna". E até imaginar um crime.

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