Os convites para assistir à projecção podem ser obtidos através de sorteios realizados pela Rádio Cidade e pela MTV Portugal. O evento arranca às 18h30 de dia 6 com a transmissão do Countdown MTV Europe Music Awards (espécie de contagem decrescente com curiosidades sobre o evento, os prémios e artistas), seguindo-se então cerimónia, às 20h00.
A apresentação dos MTV Europe Music Awards 2003 será feita pela cantora Christina Aguilera. A música ao vivo ficará por conta de Kylie Minogue, Beyoncé, Sean Paul, Chemical Brothers, Pink, Travis, The Darkness, Missy Elliott, The Black Peas, Dido, The White Stripes, Travis e Flaming Lips.
Na décima edição dos prémios, o favorito é o norte-americano Justin Timberlake, com cinco nomeações: melhor álbum (para “Justified”), melhor artista masculino, melhor artista pop, melhor novo artista e melhor canção (para “Cry me a river”).
Na corrida seguem-se os norte-americanos White Stripes e a anfitriã do espectáculo, Aguilera, com quatro nomeações cada. O britânico Robbie Williams conseguiu três nomeações, as mesmas que os Evanescence, 50 Cent e Sean Paul.
Pela primeira vez os prémios incluem a categoria de Melhor Grupo Português, criada dois meses depois do lançamento da MTV Portugal. Os nomeados, escolhidos por um conjunto de figuras ligadas à indústria musical portuguesa, são os seguintes: Blasted Mechanism, Blind Zero, David Fonseca, Fonzie e Primitive Reason.
Os European Music Awards foram criados pela MTV em 1994. É a primeira vez que a cerimónia se realiza na Escócia, num recinto construído especialmente para o evento.
A lista completa de nomeados e as secções de voto podem ser encontradas no site oficial da MTV europeia, em www.mtve.com.