Colisão com viatura em contramão na A23 faz três mortos
De acordo com o Centro de Coordenação de Operações de Socorro de Santarém, um veículo ligeiro de passageiros que circulava em contramão no sentido Torres Novas-A1 embateu, ao quilómetro 6,8, com outro ligeiro de passageiros, pouco depois das 08h00.
O acidente levou ao encerramento por cerca de uma hora e meia da circulação na via, tendo sido mobilizados para o local, além da patrulha da GNR, 30 bombeiros e dez veículos dos corpos de bombeiros de Torres Novas, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha.
A condução em contramão fez já várias vítimas nas estradas portuguesas desde o início do ano. No passado dia 5, um condutor entrou em contramão no Itinerário Complementar 1 (IC1), no sentido Sul-Norte, no Nó de Coimbrões. O incidente levou à colisão frontal com outra viatura, provocando um ferido. O condutor foi detido, tendo-se constatado que o indivíduo sofria de perturbações mentais do foro psicológico.
Já em Maio deste ano, um veículo ligeiro que circulava em contramão na A2 colidiu frontalmente com outro ligeiro. Do acidente resultaram um morto e um ferido grave.
Também em Maio, a GNR de Setúbal deteve uma condutora alcoolizada que viajava na A12, no sentido Lisboa-Setúbal, em contramão e com um bebé com cerca de um ano de idade ao colo.
Depois de ter perseguido e obrigado a imobilização da viatura, a patrulha da Brigada de Trânsito verificou que se encontrava ao volante uma mulher de 37 anos, com um bebé ao colo, que "apresentava total desorientação". A condutora apresentava uma taxa de alcoolemia de 1,7 gramas por litro de sangue.
Em Setembro, um condutor inverteu o sentido de marcha em plena A3 perto de Ponte Lima. Depois de ter percorrido entre 20 a 30 quilómetros em contramão, a viagem acabou ao quilómetro 63 da A3, na zona de Vilar das Almas, quando o seu veículo chocou frontalmente com um outro em que seguiam três pessoas.
O condutor do veículo infractor morreu, assim como o casal que seguia na outra viatura. Do acidente resultou ainda um ferido.