Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico arranca quinta-feira em Coimbra

Com a apresentação da peça "Édipo em Colono", o Festival celebra o 25º centenário do nascimento de Sófocles, destacando a obra deste dramaturgo e exibindo textos de outros autores clássicos como Ésquilo, Plauto e Aristófanes.
Muitas das figuras criadas por Sófocles - Édipo, Antígona, Ulisses, Electra - "continuam vivas e tornaram-se símbolos ou paradigmas" na cultura e literatura ocidentais, refere José Ribeiro Ferreira, presidente da organização do Festival e director do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Inserido na programação teatral de Coimbra 2003 - Capital Nacional da Cultura, este evento integra duas vertentes: o Festival Escolar de Teatro e o Festival Internacional de Verão.

O Festival Escolar de Teatro decorre de quinta-feira até 30 de Abril e em Maio, entre os dias 5 e 18, prevendo-se também três cursos, teóricos e práticos, sobre o teatro greco-romano.

O Festival Internacional de Verão, com grupos portugueses e espanhóis, realiza-se nos meses de Junho e Julho, animando espaços monumentais em todo o país, como as ruínas de Conímbriga, o Pátio da Universidade de Coimbra, o castelo de Montemor-o-Velho, o mosteiro de Tibães (Braga), o antigo mercado de Viseu e outros locais em Almeida, Trancoso e Pinhel.
"Antígona", "Rei Édipo", "Traquínias", "O Herói Trágico" e "Electra" são algumas das peças de Sófocles a apresentar durante as duas componentes do festival, a par de obras de Ésquilo ("As Coéforas"), Plauto ("A Comédia da Marmita") e Aristófanes ("A Lisístrata").