Míssil Patriot pode ter abatido caça F-18

Foto
O piloto do F-18 continua desaparecido Steve Helb/EPA

“Estamos a investigar todas as possibilidades," disse um responsável norte-americano quando questionado sobre a possibilidade de ter sido um míssil anti-míssil a abater o caça da Marinha norte-americana ao tentar interceptar dois mísseis iraquianos.

Os responsáveis ouvidos pela Reuters reservaram que ainda não há conclusões sobre o incidente, que pode tornar-se o segundo do tipo envolvendo um míssil Patriot e um aparelho da coligação.

Na primeira semana da ofensiva anglo-americana sobre o Iraque, um Tornado britânico foi atingido por um míssil Patriot sobre o Golfo Pérsico, vitimando um piloto da Força Aérea britânica e o seu co-piloto. O caça Tornado foi destruído por um míssil norte-americano Patriot.

"Um F-18 Hornet da Marinha norte-americano, que tinha descolado do porta-aviões USS Kitty Hawk, foi abatido às 21h45 de quarta-feira (hora de Lisboa), no âmbito da missão da coligação "Liberdade iraquiana", precisou o Centcom em comunicado publicado na base As-Saliyah Qatar.

O Centcom indicou não querer entrar em mais pormenores acerca das "operações de resgate" ao piloto. Segundo o mesmo comunicado, está em curso um inquérito ao acidente.

A cadeia de televisão por cabo norte-americana Fox avançou que o aparelho teria sido abatido por um míssil.