Operadores de telemóveis reforçam serviços no Natal e Ano Novo
Precavidos contra fenómenos como o que se verificou no Natal passado, quando as redes móveis da TMN, Vodafone e Optimus ficaram sobrecarregadas e quebraram as comunicações, os três operadores móveis estão a tomar medidas para fazer face ao previsível grande fluxo de comunicações.
No ano passado, os problemas fizeram-se sentir principalmente nas grandes cidades, onde ou pura e simplesmente não foi possível fazer chamadas durante algumas horas ou as mensagens escritas demoraram a ser entregues.
A Vodafone, de acordo com Luísa Pestana, do departamento de comunicação, aumentou a capacidade GSM (chamadas), nomeadamente nos grandes centros urbanos, e também a capacidade na plataforma SMS (mensagens).
Teresa Vilar, da TMN, garante que a operadora também se está a preparar para o "trânsito intenso". "O sistema está a ser optimizado e vai haver um reforço", disse, acrescentando que essa "optimização dos sistema de sinalização" se verifica quer nas chamadas de voz quer nas mensagens. O mesmo se passa no que se refere à Optimus, segundo a direcção de Relações Públicas da operadora.
A Optimus criou "planos de contingência" para evitar congestionamentos e aumentou a capacidade do processamento de chamadas simultâneas em 25 por cento. Optimizou também o tempo de envio de mensagens e reforçou a capacidade da rede nas áreas do grande Porto, grande Lisboa e arredores dos grandes centros comerciais com mais 85 canais.