Congresso ibero-americano de comunicação debate futuro do jornalismo
O objectivo do encontro é lançar a reflexão alargada sobre o perfil das diversas actividades profissionais de comunicação no espaço ibero-americano, o seu impacto social e potencial de inovação no quadro das exigências do século XXI.
"Um tema de grande actualidade, dada a grande crise conjuntural nos sectores de comunicação, designadamente na comunicação social e na profissão de jornalista", considera o presidente do Centro de Formação de Jornalistas (CFJ) e coordenador da comissão organizadora do congresso, Luís Humberto Marcos. Salientando o cada vez maior número de formandos no sector, que concorrem aos milhares de vagas existentes nos cerca de 60 cursos disponíveis no país, o presidente do CFJ atribuiu a elevada procura à grande exposição da profissão jornalística e à sedução que normalmente provoca. "Só em Espanha cada ano há 25 mil pessoas que querem ser jornalistas, acrescido do fenómeno de emergência de novas profissões no campo das redes de comunicação, multimédia e tecnologias da informação que ainda estão à procura de estabilidade", adiantou.
Realizado pela segunda vez na área metropolitana do Porto, a 7ª edição do Congresso Ibero-Americano de Comunicação (IBERCOM) é promovida pelo CFJ e pela AssIBERCOM, uma associação que promove o desenvolvimento das relações internacionais entre profissionais e investigadores da área da comunicação do espaço ibero-americano. Durante o congresso, que marca o início das comemorações dos 20 anos do CFJ, funcionarão vários painéis e mesas-redondas. Jornalismo/Media, Publicidade, Comunicação Organizacional, Multimédia, Profissões Emergentes, Indústria Cultural e, ainda, Investigação da Comunicação são os principais temas em análise no IBERCOM, que contará com as presenças de Mário Mesquita, da Escola Superior de Comunicação Social, António Fidalgo, da Universidade da Beira Interior, Anamaria Fadul, da Universidade Metodista de São Paulo, Eliseo Colón, da Escola de Comunicação Pública do Porto Rico, e Manuel Pinto, da Universidade do Minho, entre outros nomes do ramo comunicacional.