"Mundial" de Paulo Gonzo envolto em polémica
O rastilho foi um artigo publicado na última edição do semanário "Expresso", que dá conta do descontentamento da FPF pelo facto de a canção "Mundial" ter sido gravada e apresentada ao público sem a sua intervenção. No artigo, intitulado "Paulo Gonzo finta Figo e C.ª", é dito que a federação "nada tinha a ver com aquilo, nem sequer oficiosamente", o que terá levado alguns dos jogadores participantes na gravação a sentir-se "usados", nomeadamente Luis Figo, cuja imagem à guitarra e de óculos escuros correu os meios de comunicação portugueses.
A Sony, editora responsável pela iniciativa, mostrou-se surpreendida com o artigo e emitiu um comunicado onde começa por repudiar o título da peça, apelidada de "sensacionalista", para depois esclarecer que as participações dos jogadores no vídeo promocional "partiram de um convite, a título pessoal, do artista Paulo Gonzo, sendo que o âmbito das respectivas gravações vídeo se encontrava acordado e documentado".
A federação diz ainda que "Mundial" não pode ser considerada a canção oficial da selecção portuguesa porque, mais uma vez, a decisão não passou pelas suas mãos. Além disso, a FPF fez saber que tinha já encomendado a Miguel Ângelo, dos Delfins, um tema para cumprir essa função, que incluirá a participação de mais artistas portugueses, como Madredeus, Rui Veloso e Sara Tavares. O disco será lançado a 13 de Maio, no mesmo dia em que vão ser conhecidos os 23 jogadores convocados por António Oliveira para o Mundial de 2002, que se realizada na Coreia e no Japão. Daí que a FPF se tenha sentido duplamente prejudicada.
A Sony defende-se: "Estranhamos que, somente após a divulgação massiva da gravação do vídeo e da canção 'Mundial' tivesse sido tornado público pela FPF o patrocínio de um hino oficial para a selecção portuguesa de futebol, pois, até essa data, os sinais que nos chegaram foram, como é aliás referido na peça do 'Expresso', de que o hino da selecção seria o Hino Nacional." A editora acrescenta ainda que a canção "Mundial" nunca foi apresentada como tema oficial da selecção nacional.
O certo é que a canção fará parte da edição portuguesa do álbum oficial do Campeonato do Mundo, que é reconhecido e promovido pela FIFA (Associação Internacional das Federações de Futebol). O CD, intitulado "The Official Album of the 2002 FIFA Wold Cup", chega aos escaparates a 6 de Maio e inclui nomes como Anastacia, Vangelis, Jennifer Lopez, Lara Fabian e Nelly Furtado, entre outros.