Ministério da Cultura assina protocolo com Portugal Global
O protocolo pretende também aproveitar as novas tecnologias de informação, nomeadamente a televisão e rádio digitais, teletexto digital interactivo e a terceira geração de telemóveis, para divulgar as iniciativas culturais. Durante a assinatura do protocolo, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, o ministro da Cultura, Augusto Santos Silva, congratulou-se com a iniciativa. "Os 'media' são o meio mais poderoso de distribuição de conteúdos e queremos aproveitá-los para melhorar a divulgação da informação cultural" dos institutos e serviços do Ministério da Cultura que divulgam a língua e cultura portuguesas, salientou o ministro, citado pela Lusa.
Uma das iniciativas concretas avançadas por Augusto Santos Silva é a difusão da agenda cultural quinzenal produzida pelos serviços do Ministério da Cultura através das empresas da Portugal Global. O presidente da Lusa, o coronel Pedroso Marques, revelou, neste sentido, que a agência vai produzir uma agenda cultural com eventos nacionais e regionais.
Outra iniciativa que o ministro da Cultura pretende concretizar é a criação de um programa cultural diário no canal generalista da RTP, já que a RTP2 transmite todos os dias o "Acontece".
Augusto Santos Silva realçou ainda que o material existente nos arquivos da RTP e RDP constitui um "riquíssimo registo histórico", que deve ser potencializado através do protocolo assinado hoje.
Em troca, o Ministério da Cultura irá facultar à Portugal Global o acesso aos conteúdos da Administração Pública para divulgação na Internet, televisão, serviço de teletexto, rádio e imprensa, e novos meios digitais de comunicação.
O protocolo é válido por três anos, podendo ser automaticamente renovado. As partes comprometeram-se a criar, no espaço de um mês, um programa de acções a desenvolver, acompanhado da calendarização, entidades participantes, fontes de financiamento e formas de remuneração dos serviços desenvolvidos.