FBI acredita que poderiam ter sido desviados seis aviões
Os agentes estão a investigar — naquela que é a maior investigação criminal de sempre — se o desvio de um quinto avião não chegou a ocorrer devido ao facto de ter sido cancelado. O voo 43 da American Airlines, que faria a ligação Boston-Los Angeles, foi cancelado à última da hora, devido a problemas técnicos, segundo fontes próximas da investigação ouvidas pelo jornal britânico "The Guardian" e pelo norte-americano "Chicago Tribune".As provas do planeamento de um sexto desvio, relacionado com um voo que deveria partir de San Antonio, estão também a aumentar. Os investigadores levaram para interrogatório, ontem, nesta cidade, um médico saudita, que trabalha no centro médico da Universidade do Texas, que não compareceu ao trabalho no dia 11 de Setembro. O FBI suspeita que o radiologista possa ter fornecido assistência técnica e financeira a um ou mais dos quatro grupos de terroristas que realizaram os atentados-suicidas.
San Antonio começa a ser apontada como um dos centros conspiratórios, já que alguns dos terroristas tinham ligações com a cidade. Dois dos piratas do ar que desviaram o avião que se despenhou na Pensilvânia tinham endereço lá.
Até agora, 49 pessoas foram detidas (quatro das quais constituídas como testemunhas materiais) pelo FBI, que segue mais de 40 mil pistas. Outras 75 pessoas, que poderão fornecer dados importantes acerca dos envolvidos nos ataques, estão sob custódia dos serviços de imigração, adiantou hoje o procurador-geral, John Ashcroft.