Telemóveis UMTS vão ser 200 vezes mais rápidos

Foto
No sistema UMTS todas as chamadas poderão ter um número ilimitado de componentes multimédia DR

Os telemóveis actuais já permitem aceder à Internet mas apenas sob a forma de ficheiros de texto e de imagens muito simples. A reduzida dimensão dos ecrãs e a fraca capacidade de transmissão dos terminais explicam as limitações dosserviços disponibilizados através do WAP (Wireless Applicaton Protocol). No sistema GSM actual (Sistema Global para Comunicações Móveis) a largura de banda é de apenas 9600 bits por segundo, enquanto no UMTS vai atingir uma capacidade de dois megabits por segundo (ver quadro anexo).
O panorama das comunicações móveis vai começar a mudar já no primeiro semestre do próximo ano, quando os operadores portugueses lançarem o GPRS (General Packet Radio Service), um serviço com uma largura de banda de 144 mil bits por segundo.
O GPRS, tecnologia de transição entre o GSM e o UMTS, vai permitir ao utilizador estar ligado à Internet (on-line) em permanência, algo que o WAP ainda não possibilita.

Volume de mensagens SMS pode determinar o futuro do UMTS

"O volume diário do serviço de mensagens [SMS] é o melhor indicador que faz prever um aumento do tráfego de dados" no GPRS e no UMTS, disse ao PÚBLICO.PT Hans-Erhard Reiter, director comercial da Ericsson em Portugal.De acordo com o responsável, em Portugal são enviadas através dos telefones móveis 50 milhões de SMS todos os meses, enquanto no mundo a estimativa é de 15 mil milhões de mensagens.
O acesso à Internet através do UMTS promete revolucionar as comunicações móveis e impulsionar a criação de serviços suplementares. A largura de banda permite uma maior velocidade na transmissão de dados. O envio de um relatório de 1500 Kbits por e-mail vai demorar apenas seis segundos no sistema UMTS, enquanto no GSM o mesmo documento demora 20,8 minutos e no GPRS 1,7 minutos. E como nas ligações móveis tempo é dinheiro, a curta duração dos envios vai permitir serviços a um custo mais reduzido.
Os terminais móveis vão tornar-se então verdadeiros receptores multimédia ao permitirem o envio de mensagens de vídeo e áudio.
O UMTS permite também manter vários tipos de comunicação em simultâneo através de um só telemóvel. Novos serviços personalizados à medida do cliente vão poder ser carregados directamente para o telefone móvel pelo operador, o que evita a compra de um novo terminal e a consequente deslocação à loja.

Sugerir correcção
Comentar