O bicampeão Matos Chaves
A vitória no Rali Sport-Rota do Dão, décima e última prova do Campeonato Nacional, proporcionou o segundo título consecutivo ao piloto Pedro Matos Chaves. Adruzilo Lopes classificou-se na segunda posição e perdeu a oportunidade de conquistar o terceiro título da sua carreira. A Toyota revalidou a vitória nos construtores.
A dupla Pedro Matos Chaves/Sérgio Paiva, ao volante de um Toyota Corolla WRC, sagrou-se pelo segundo ano consecutivo campeã nacional de ralis ao vencer a 10ª e última prova do campeonato, o Rali Sport-Rota do Dão. Adruzilo Lopes (Peugeot 206 WRC) terminou a prova na segunda posição, a apenas 12,4s do bicampeão nacional. O terceiro lugar foi ocupado por Miguel Campos (Mitsubishi Carisma GT), campeão do agrupamento de produção, enquanto a Toyota revalidou o título de marcas conquistado em 1999.Depois da desistência de Adruzilo Lopes nas duas anteriores provas do Nacional, o Rali Solverde e o Casinos do Algarve, Matos Chaves partiu para a última prova da temporada como líder do campeonato. A revalidação do título dependia apenas do piloto da Toyota, que não deixou fugir a oportunidade. O bicampeão nacional terminou a prova em 1h02m46,7s, com12,4 segundos de vantagem sobre Adruzilo, que lutou até ao final pelo título.Aos 35 anos, Matos Chaves conquistou o seu segundo título consecutivo de campeão nacional de ralis, especialidade onde se iniciou há três anos. Para o piloto portuense, a ligação ao automobilismo começou em 1980, quando começou a participar no Campeonato Nacional de karting. Depois de em 1985 ter vencido o Troféu Toyota Starlet, passou para os monolugares através da Fórmula Ford, a que se seguiu a Fórmula 3. Em 1991 teve uma rápida passagem pelo mundo da Fórmula 1, para logo de seguida regressar à Fórmula 3. Em 1993 foi a vez da Fórmula Indy, nos Estados Unidos, onde se manteve durante três anos. A dupla da Telecel/Castrol Team liderou a prova desde a primeira classificativa, não se deixando afectar pela pressão exercida pelos seus adversários, nomeadamente Adruzilo Lopes. "Esta vitória teve um sabor muito especial. Espero que a conquista de mais um título ajude a reformular a aposta no projecto para a próxima temporada, com o objectivo de voltarmos a defender o título", referiu no final o piloto portuense, que não perdeu a oportunidade de agradecer o apoio da sua equipa e dos patrocinadores numa altura em que a Toyota pondera a hipótese de abandonar o Nacional.Adruzilo Lopes, que durante grande parte da temporada liderou o Nacional, não conseguiu fazer frente à supremacia demonstrada por Matos Chaves. Nem a vitória em sete das doze classificativas que integravam o rali o conseguiram conduzir à vitória. Os 33 segundos perdidos na ronda matinal nos troços de Moledo e Covelo de Paiva dificultaram muito a vida à dupla Adruzilo Lopes/Luís Lisboa, que teve de se contentar com o segundo lugar, no ano de estreia dos 206 WRC. "Foi um rali muito difícil, em que demos tudo por tudo. Não tive sorte durante a manhã e o que recuperei à tarde não foi suficiente para vencer", referiu o piloto da Esso Silver Team SG.Rui Madeira, que à partida para a prova ainda aspirava à conquista do título, não conseguiu terminar o rali devido a um despiste do seu Seat Cordoba WRC. "Ao cortar uma curva apanhámos muita areia na estrada. Depois de um ligeiro salto o carro derrapou e foi impossível evitar o toque de frente numa pedra. A direcção e a suspensão foram afectadas e não foi possível continuar", explicou o piloto. O pódio ficou completo com a presença da dupla Miguel Campos/Carlos Magalhães (Mitsubishi Carisma GT), que terminou a 3m59,5s do vencedor.Na Fórmula 2, a vitória coube à dupla José Fontes/Nuno Silva (Fiat), seguido de Vítor Lopes/José Janela (Citroën Saxo "kit car"), que terminou a menos de 30 segundos da dupla campeã. A terceira posição foi ocupada pela dupla José Araújo/Pedro Barbosa (Citroën Saxo Cup 16v). Classificação final: 1º P. Chaves/S. Paiva (Toyota), 1h02m46,7s; 2º A. Lopes/L. Lisboa (Peugeot), a 12,4s; 3º M. Campos/C. Magalhães (Mitsubishi/1º Gr.N), a 3m59,5s; 4º B. Magalhães/P. Amaro (Mitsubishi), a 4m41,3s; 5º P. Silva/M. Castro (Mitsubishi), a 5m01,7s.