Coimbra vê Ecovia em fase de expansão
Indiferente ao epíteto "Ecovazia", o número de utentes dos transportes da Ecovia continua a aumentar. No segundo semestre do ano passado, os miniautocarros transportaram mais 53 mil pessoas do que em igual período de 1997. Ontem, foram inaugurados mais dois parques de estacionamento para os automobilistas que preferem deixar as suas viaturas à entrada da cidade. Mais 266 lugares que a Câmara de Coimbra não se poupou em promover...
O ministro do Equipamento, João Cravinho, esteve ontem presente em Coimbra na inauguração dos dois novos parques de estacionamento periféricos da Ecovia na Casa do Sal e aproveitou a ocasião para anunciar que depois do próximo Verão será instalado naquela cidade o Instituto Nacional de Conservação de Estradas, recentemente aprovado em Conselho de Ministros. Anunciou também que, brevemente, o seu ministério executará trabalhos de conservação nalgumas vias de comunicação que hão-de colocar em funcionamento "uma rede de estradas verdes", que passarão assim a ser uma espécie de roteiros turísticos. As duas primeiras a serem melhoradas serão as que ligam Coimbra a Penacova e Arganil a Coja, garantiu o ministro, junto a uma escultura de ferro com cerca de quatro metros e meio de altura, da autoria de Manuel Dias, e que simboliza uma rosa... Para justificar a solenidade do acto de inauguração dos parques Ecovia estava também incluída a abertura, em espaço contíguo, de um parque para pesados de passageiros e outro de apoio à Estação Velha da CP. No total, as obras custaram quase 620 mil contos, e a Câmara de Coimbra não se poupou em esforços na promoção do acontecimento, tendo oferecido, num palco montado para o efeito, folclore, dança cigana e, à noite, um "Rock in Parking", que contou com a actuação dos Dádiva - o grupo vencedor do último Festival de Música José Afonso - e da formação aveirense Anger.Os dois novos parqueamentos periféricos da Ecovia na Casa do Sal têm capacidade para 266 automóveis e vão permitir a ligação, através dos miniautocarros daquele serviço, ao parque instalado na entrada leste da cidade, na Praça dos Heróis do Ultramar. Simultaneamente, a câmara cria um novo percurso, pela Rua do Brasil, e aumenta a frota da Ecovia para 12 viaturas, colocando mais duas no activo.Deste modo, aqueles parques da Ecovia na Casa do Sal vão substituir o que desde Outubro de 1997 tem funcionado provisoriamente naquela zona, passando este, por sua vez, a acolher automóveis mediante o pagamento de tarifas iguais às que regulam os outros parques de estacionamento municipais.Entre as 7h28 e as 19h44 dos dias úteis e nas manhãs de sábado, a ligação entre os parques periféricos pelo centro da cidade é feita a uma cadência de cinco minutos, pretendendo a autarquia, dessa forma, persuadir os cidadãos a deixarem as suas viaturas à entrada da cidade. O objectivo é diminuir o tráfego automóvel no centro de Coimbra que, actualmente, segundo dados dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos, regista a entrada diária de "cerca de 35 mil viaturas, que transportam aproximadamente 50 mil passageiros". Para isso, os veículos da Ecovia - com capacidade para 16 passageiros - procuram oferecer condições semelhantes às dos automóveis particulares, no que respeita a comodidade, segurança, rapidez e custo. Por 250 escudos, os automobilistas têm direito a deixar o seu carro nos referidos parques e a duas viagens nos miniautocarros. Preços mais baixos pagam os acompanhantes dos condutores (150 escudos por ida e volta) e os condutores que optem por um passe diário - de quatro viagens -, que custa 450 escudos. Apesar das críticas a este serviço - rebaptizado por alguns com o nome de "Ecovazia" -, o número dos seus utilizadores tem vindo progressivamente a aumentar desde a data em que foi posto em funcionamento. Assim, enquanto no segundo semestre de 1997 foi utilizado por 84 mil passageiros, nos mesmos meses do ano passado esse número subiu para os 137 mil, ao que diariamente corresponde, segundo os Serviços Municipalizados de Transportes de Coimbra (SMTUC), a menos 600 automóveis em circulação pelo centro da cidade. A evolução positiva das estatísticas tem merecido os elogios do presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, que anunciou na última reunião do executivo a aposta da autarquia em criar brevemente mais dois parques de estacionamento periféricos com acesso àquele serviço transportes públicos: um nas imediações do Choupal, entre a linha de caminho-de-ferro e o Mondego; e outro na margem esquerda daquele rio, na zona da Guarda Inglesa ou na das Lajes.