EUA e China acertam “acordo de princípio” para fim da guerra comercial
Anúncio oficial pode ser feito em breve.
A Casa Branca chegou a um “acordo de princípio” com Pequim para pôr fim à guerra comercial entre os dois países que dura há 17 meses, avança a agência Reuters.
“O acordo escrito ainda está a ser formulado, mas eles chegaram a um acordo de princípio”, diz a agência de notícias citando uma fonte da Casa Branca sob a condição de anonimato.
Os negociadores norte-americanos propuseram cortar as taxas existentes sobre bens chineses até 50% e suspender a aplicação de novas taxas, que deveriam entrar em vigor no domingo.
A guerra comercial entre os EUA e a China abrandou o crescimento económico global e prejudicou lucros e investimentos de empresas em todo o mundo.
Se o Presidente norte-americano, Donald Trump, não suspender a aplicação de novas taxas, as autoridades de Pequim vão aplicar também novas taxas sobre a importação de bens norte-americanos e ameaçam suspender as negociações até depois das eleições presidenciais nos EUA, em Novembro de 2020.
As taxas agendadas para 15 de Dezembro seriam aplicadas a quase 160 mil milhões de dólares em importações chinesas, como consolas de videojogos ou monitores de computadores.