Linha SOS Despejo de Lisboa atendeu 141 pessoas desde Junho

A grande maioria das pessoas que foi atendida tem "mais de 65 anos", informou a vereadora da Habitação.

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Linha SOS Despejo foi criada em Junho Nuno Ferreira Santos

A linha de atendimento SOS Despejo, que presta informações a moradores em risco de ficarem sem casa, já atendeu 141 pessoas desde que ficou disponível, a 1 de Junho, segundo a Câmara Municipal de Lisboa.

De acordo com a informação escrita trimestral do presidente da câmara, Fernando Medina (PS), "a maioria das situações de oposição ao arrendamento está localizada na freguesia de Arroios, seguindo-se as freguesias de Campo de Ourique, Penha de França e Santo António". "Após a análise de cada caso, foi efectuado o encaminhamento interno para os programas municipais de habitação, bem como o encaminhamento externo, para apoio jurídico, para a junta de freguesia da respectiva área de residência e para a Associação de Inquilinos Lisbonenses", acrescenta o documento.

A vereadora da Habitação, Paula Marques, respondendo à intervenção da eleita do BE Beatriz Dias, que questionou a autarquia sobre o serviço, afirmou que a grande maioria das pessoas que foi atendida tem "mais de 65 anos, em situação de perda de habitação, potencial perda de habitação ou já perda de habitação efectivada por oposição à renovação do contrato de arrendamento".

"Temos situações de perda de habitação por não pagamento de renda, mas são residuais", referiu Paula Marques. Em relação à questão do bullying imobiliário, a vereadora informou que "houve encaminhamento para a Polícia Municipal de duas situações (...) de pressão e maior necessidade de intervenção".

A linha SOS Despejo está disponível entre as 9h e as 18h, de segunda a sexta-feira, através do número 800 910 075 e, ainda, do e-mail infodespejos@cm-lisboa.pt.