Governo chinês nomeia 11 novos ministros
A remodelação no executivo inclui quatro novos vice-primeiros-ministros e cinco conselheiros de Estado.
O Governo chinês nomeou nesta segunda-feira 11 novos ministros, entre os quais o da Defesa e da Justiça, parte de uma remodelação do executivo que inclui ainda novos conselheiros de Estado e vice-ministros.
Wei Fenghe é o novo ministro da Defesa, substituindo Chang Wanquan. Fu Zhenghua sucede a Zhang Jun na Justiça. Wang Zhigang é o novo ministro da Ciência e Tecnologia e Liu Kun fica responsável pelas Finanças, enquanto o seu antecessor Xiao Jie ascende a conselheiro de Estado. O Ministério dos Recursos Humanos e da Segurança Social fica a cargo de Zhang Jinan, e Lu Hao ocupará o Ministério dos Recursos Naturais e E. Jingping o dos Recursos Hídricos. Ma Xiaowei substitui Li Bin à frente do Ministério da Saúde.
Os dois novos ministérios aprovados na semana passada, de Gestão de Emergências e Assuntos dos Veteranos, serão dirigidos por Wang Yupu e Sun Shaocheng, respectivamente.
As mudanças afectam dez dos 26 ministérios ou instituições com estatuto ministerial que compõem o Governo chinês.
Os ministérios de maior importância mantêm, no entanto, os responsáveis, incluindo o dos Negócios Estrangeiros (Wang Yi), a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (He Lifeng) ou de Segurança Pública (Zhao Kezhi).
As mudanças foram aprovadas pelos cerca de 3000 delegados da Assembleia Nacional Popular (ANP), órgão máximo legislativo da China. A ANP aprovou ainda quatro novos vice-primeiros-ministros e cinco conselheiros de Estado.