Embaixada dos EUA muda-se para Jerusalém já em Maio

Mudança deverá ficar finalizada a 14, dia do 70.º aniversário da fundação do Estado de Israel.

Foto
Reuters/Ammar Awad

A nova embaixada dos Estados Unidos em Israel vai abrir em Jerusalém no dia 14 de Maio, avançou uma fonte oficial norte-americana à Reuters. A informação foi confirmada pelo Departamento de Estado norte-americano.

A confirmar-se, a abertura terá lugar mais cedo do que o previsto. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, tinha dito em Janeiro no Parlamento israelita que a mudança da embaixada de Telavive para Jerusalém iria ficar concluída no final de 2019.

No dia 14 de Maio celebra-se o 70.º aniversário da Declaração de Independência que estabeleceu a fundação do Estado de Israel.

Esta intenção foi entretanto confirmada pelo Departamento de Estado. “Estamos contentes por dar este passo histórico, e ansiosos pela abertura antecipada para Maio”, disse, citado pela Reuters, a porta-voz do departamento, Heather Nauert.

Do lado palestiniano houve também reacção: “Este é um passo inaceitável. Qualquer medida unilateral não dá legitimidade a ninguém e vai ser um obstáculo a qualquer esforço para criar paz na região”, afirmou Nabil Abu Rdainah, porta-voz de Mahmoud Abbas.

No ano passado, Donald Trump anunciou que Washington reconhece Jerusalém como capital de Israel, ordenando a mudança da embaixada norte-americana. A medida provocou fortes protestos e a condenação internacional quase generalizada.

O ministro da Informação israelita, Israel Katz, foi o primeiro a reagir à notícia, agradecendo, no Twitter, ao Presidente norte-americano: “Não há maior presente do que este! A mudança mais justa e correcta. Obrigado amigo!”.

Sugerir correcção
Comentar