Daesh ataca escritórios da organização humanitária Save The Children
Atentado surge dias após o ataque contra um hotel de luxo em Cabul.
Os escritórios da organização humanitária não-governamental Save the Children na cidade afegã de Jalalabad foram alvo de um ataque ao início da manhã desta quarta-feira.
A acção, entretanto reivindicada pelo Daesh, causou um número ainda incerto de mortos e feridos — todos os atacantes terão sido abatidos, mas haverá vítimas entre funcionários e utentes da instituição humanitária.
O ataque iniciou-se cerca das 9h10 locais (4h40 em Lisboa) quando um carro armadilhado conduzido por um bombista-suicida foi detonado à entrada do edifício. Posteriormente, um grupo de homens armados disparou rockets sobre as instalações da Save the Children e acabou por entrar no edifício, abrindo fogo sobre quem se encontrava no interior. Seguiu-se uma troca de tiros, ao longo de várias horas, entre os atacantes e as forças de segurança.
A cidade de Jalalabad, localizada perto da fronteira com o Paquistão, é alvo de ataques frequentes dos taliban e fica nas imediações de uma área controlada pelo Daesh.
O ataque desta quarta-feira surge dias após o atentado contra um hotel de luxo em Cabul, que vitimou mortalmente mais de três dezenas de pessoas, incluindo 14 de nacionalidade estrangeira — entre norte-americanos, ucraninanos e venezuelanos.