Washington tenta impedir aquisição multimilionária da Time Warner pela AT&T

Departamento de Justiça norte-americano deu entrada com uma acção para anular o negócio de 85 mil milhões de dólares.

Foto
Reuters/ADREES LATIF

O Departamento de Justiça norte-americano apresentou uma acção junto de um tribunal de Washington para bloquear a compra da Time Warner por  parte do gigante das telecomunicações AT&T, num negócio de cerca de 85 mil milhões de dólares (cerca de 78 mil milhões de euros), noticia a CNN. Esta medida da Administração norte-americana é pouco comum, sobretudo porque o acordo foi anunciado há mais de um ano. A AT&T já garantiu que vai lutar pelo negócio na justiça.

Em Outubro do ano passado, o gigante norte-americano das telecomunicações AT&T confirmou oficialmente ter chegado a acordo para a compra da Time Warner, proprietária das cadeias de televisão CNN e HBO, e dos estúdios de cinema Warner Bros., por 85 mil milhões de dólares. Ainda só se falava da possibilidade e já o então candidato presidencial Donald Trump mostrava o seu desagrado, revelando, na altura, que se fosse eleito Presidente dos EUA não aprovaria este negócio porque concentra demasiado poder na mão de muito poucos.

Ora, foi esta a argumentação do Departamento de Justiça nesta segunda-feira, notando que o negócio desrespeita as leis anti-monopólio dos Estados Unidos porque a AT&T irá provavelmente “utilizar o seu controlo na popular programação da Time Warner para prejudicar os competidores”. A Administração norte-americana nota ainda que o acordo “vai resultar em menos ofertas inovadoras e contas mais altas para as famílias americanas”.

Sugerir correcção
Comentar