Número de infectados com Legionella sobe para 34
Direcção-Geral da Saúde confirma mais quatro casos de Legionella. O surto já matou duas pessoas.
O número de casos de Legionella continua a subir. Há mais quatro casos confirmados pela Direcção-Geral da Saúde, o que eleva para 34 o número de pessoas infectadas. Duas já morreram e cinco encontram-se internadas nos cuidados intensivos.
Dos 34 casos confirmados com a doença dos legionários no Hospital São Francisco de Xavier, em Lisboa, 22 são mulheres e a maior parte (68%) tem idade igual ou superior a 70 anos. Todos os doentes infectados têm doenças crónicas, de acordo com o novo boletim da Direcção-Geral da Saúde.
A 31 Outubro foi diagnosticado o primeiro caso e desde então somam-se o número de infectados. A origem do surto de Legionella ainda não está confirmada, mas a fonte mais provável será o Hospital São Francisco de Xavier, dizem as autoridades de saúde.
Uma das vítimas mortais foi o advogado Simão Santiago, de 77 anos, que tinha recorrido aos serviços do Hospital São Francisco Xavier, para fazer exames.
Simão Santiago foi chefe de gabinete do secretário de Estado da Indústria, João Martins Pereira, que estava sob tutela do ministro Indústria e Tecnologia, João Cravinho, no IV Governo Provisório, liderado por Vasco Gonçalves.