Maria Luís confia mais nas agências de rating do que nas notas de Marcelo

O Presidente da República "não é uma entidade independente e técnica", diz a ex-ministra das Finanças sobre a avaliação de resultados orçamentais.

Foto
Maria Luís Albuquerque falou em entrevista à TSF NUNO FERREIRA SANTOS

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque confia mais "na UTAO, no Conselho de Finanças Públicas, nas próprias agências de rating, na Comissão Europeia ou do Fundo Monetário Internacional" do que em Marcelo Rebelo de Sousa no que diz respeito à sustentabilidade das contas públicas.

Em entrevista ao programa A Vida do Dinheiro, da TSF e do Dinheiro Vivo, a deputada do PSD afirma que "o Presidente da República não é uma entidade independente e técnica". "Eu não citaria o Presidente da República neste contexto" de avaliação de resultados orçamentais, diz.

A antiga governante sublinha que Marcelo não o é “porque não é suposto ser”. 

Recorde-se que, no final de Abril, a agência de notação financeira DBRS decidiu manter o rating que atribui a Portugal em “BBB (baixo)” com perspectiva “estável”, garantindo com esta decisão que o país continuará durante os próximos meses a poder contar com pelo menos uma classificação acima do nível “lixo” entre as agências de rating usadas pelo Banco Central Europeu para avaliar a qualidade dos activos que compra.

À data, o Presidente da República disse que o nível atribuído era "o esperado".

Sugerir correcção
Ler 4 comentários