Italiano atropelado mortalmente junto ao estádio da Luz

Homem de 41 anos era adepto do Sporting. Antes terá havido confrontos entre claques. Benfica enviou imagens de segurança à polícia.

Foto
Benfica e Sporting defrontam-se hoje às 20h30 oxana ianin

Um homem de 41 anos, de nacionalidade italiana, morreu esta noite na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, adiantou a PSP, que fora chamada ao local por causa de confrontos entre adeptos do Benfica e do Sporting.

Numa nota publicada no seu site, o Sport Lisboa e Benfica diz lamentar "de forma veemente" o sucedido, e que "manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento ocorrido esta madrugada em incidentes junto do Estádio da Luz". O clube desportivo diz ter meios audiovisuais de segurança na área em causa e que "tem estado em estreita colaboração com as forças de segurança no sentido de fornecer os necessários elementos para se apurar as circunstâncias em que este triste e lamentável acontecimento ocorreu".

Segundo o jornal desportivo Record, a vítima mortal é Marco Ficini, "um italiano com fortes ligações à Fiorentina, e também adepto do Sporting". O clube de Alvalade publicou, nesta manhã, um comunicado no site, lamentando a morte e repudiando os "trágicos acontecimentos da última madrugada e que resultaram na morte de um adepto" leonino.

A ocorrência foi entregue à Polícia Judiciária, que investiga a possibilidade de se ter tratado de um homicídio. No mesmo comunicado, o clube liderado por Bruno de Carvalho diz aguardar "com expectativa as diligências em curso".

Para já, a PSP prossegue a investigação da situação de atropelamento e fuga sem prestação de socorro, não tendo ainda dados sobre o veículo, disse à Lusa a oficial de serviço do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública.

De acordo com o jornal Record e a CMTV, a vítima mortal era um elemento da Settebello, a segunda maior claque da Fiorentina, clube de Florença. Estaria a acompanhar elementos da claque leonina Juve Leo quando foi colhida junto à rotunda das piscinas do estádio da Luz, local onde, segundo o Record, antes teria havido confrontos entre adeptos do Sporting e do Benfica – emblemas que hoje se defrontam no estádio de Alvalade, num encontro da I Liga de futebol, cujo início está agendado para as 20h30. No seu site, o Benfica deixou uma mensagem apelando "ao necessário respeito e  moderação entre todos os adeptos do futebol".

A PSP não fará qualquer alteração à estrutura de segurança planeada para o jogo de hoje entre Sporting e Benfica na sequência da morte de um homem italiano junto ao Estádio da Luz, adiantou a força de segurança.

De acordo com o subcomissário Hugo Abreu, da PSP, “não existirá qualquer alteração em relação ao policiamento” do jogo desta noite em Lisboa, no Estádio de Alvalade, onde Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica se defrontam num jogo que pode ser decisivo para o título de campeão nacional.

Segundo o subcomissário, o “rácio de polícias” definido para acompanhar os adeptos e o encontro mantém-se o mesmo e não há qualquer alteração à estrutura de segurança planeada.

Hugo Abreu sublinhou que não há qualquer confirmação de que a morte decorra de “altercações entre adeptos dos dois clubes”, e por isso o caso da morte do cidadão italiano “não será levado em conta” para a operação de segurança montada para o jogo.

O subcomissário deixou, no entanto, um apelo ao comportamento ordeiro e civilizado dos adeptos dos dois clubes.