Quem é Khalid Masood?

O atacante de Londres, britânico de 52 anos, tinha uma série de condenações por crimes violentos mas não por terrorismo.

Foto
Reuters

O homem que o grupo jihadista Daesh diz ser um dos seus “soldados”, e que atacou o coração de Londres na quarta-feira, foi identificado pela Scotland Yard como Khalid Masood, um britânico nascido em Kent com uma série de condenações por crimes violentos mas não por terrorismo.

Tinha 52 anos e, segundo a Yard, não estava a ser investigado ou monitorizado, pois “não havia quaisquer sinais anteriores sobre a sua intenção de fazer um ataque terrorista”.

Matou três pessoas junto ao Parlamento de Westminster (antes de ser morto), mas as suas condenações anteriores foram por ofensas corporais, posse de armas e distúrbios públicos.

Masood nasceu em Kent, segundo as informações obtidas pelo Telegraph, e os detectives crêem que vivia na região de West Midlands, cuja principal cidade é Birmingham, onde foram identificados grandes problemas de radicalização islâmica.

A polícia realizou um raide na cidade, numa casa em Hagley Road, onde o atacante viveria com uma mulher de cerca de 30 anos e aspecto asiático, que cobria a cabeça com um lenço quando saia à rua, relata o Telegraph.

Ao Guardian, uma mulher da região da Grande Birmingham disse que Masood foi seu vizinho. Iwona Romek, que trabalha numa fábrica, disse não saber o nome do vizinho, apenas que tinha mulher e um filho pequeno e que mantinha o seu jardim muito bem cuidado. Reconheceu o atacante ao ver a fotografia.

“Estou chocada. Era uma família muito reservada, ele era muito calmo. Vi as fotografias na televisão e reconheci o homem que vivia aqui. Tinha mulher, uma jovem asiática, e uma criança pequena que ia à escola”, disse Romek, acrescentando que a família se mudou há “poucos meses”.

Nesta quinta-feira, um carro da polícia estava estacionado em frente à casa.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários