Alexei Navalni: nem a cara verde trava oponente de Putin

O líder da oposição a Putin foi atacado com tinta verde às portas da sua nova sede de campanha.

A tinta verde rapidamente espalhou-se pela cara e mãos do adversário político de Putin
Fotogaleria
A tinta verde rapidamente se espalhou pela cara e mãos do adversário político de Putin LUSA/EVGENY FELDMAN FOR NAVALNY'S CAMPAIGN HANDOUT
Navalny não recusou pedidos para tirar fotografia com funcionários e apoiantes
Fotogaleria
Navalni não recusou pedidos para tirar fotografia com apoiantes LUSA/EVGENY FELDMAN FOR NAVALNY'S CAMPAIGN HANDOUT

Nem todos os homens verdes são personagens de uma história da Marvel. Que o diga Alexei Navalni. O líder da oposição a Vladimir Putin foi atacado na segunda-feira com zelionka ou “verde brilhante”, um anti-séptico inofensivo, mas difícil de lavar. O ataque foi realizado pouco antes da cerimónia de abertura da sua sede de campanha na cidade russa de Barnaul, mas isso não o demoveu.

Segundo o The New York Times, Alexei Navalni admitiu no Facebook que inicialmente temeu ter sofrido um ataque com ácido após sentir uma sensação de queimadura. Contudo, o medo foi substituído por alívio quando percebeu que o líquido não só era inofensivo, como também o fazia parecer um herói, de acordo com as suas próprias palavras.

Além da publicação na sua página de Facebook, Navalni falou sobre o incidente no seu blogue e num vídeo do Youtube. No vídeo legendado em inglês, intitulado “De Barnaul. A Máscara, Avatar ou Shrek”, Navalni diz que tem “uma cara muito elegante que combina perfeitamente com a cor escolhida para a sede de campanha”.

Num tom mais sério, o político manda uma mensagem ao Kremlin, que acusa de ser o responsável pelo ataque. “Se o Kremlin pensa que eu não vou gravar novos vídeos porque tenho a cara verde, estão enganados. Eu vou continuar a gravar vídeos porque assim até consigo mais visualizações. Isto não me vai parar de maneira nenhuma”, afirmou.

Agora, as redes sociais russas enchem-se de caras verdes em apoio ao blogger e activista político russo. O movimento de solidariedade é especialmente popular no Twitter.

Alexei Navalni foi um dos principais impulsionadores das manifestações de 2011, 2012 e 2013 contra o governo de Putin. Navalni foi impedido de concorrer à presidência russa em Fevereiro quando um tribunal russo reavivou uma condenação criminal com quatro anos por fraude a uma empresa estatal. Contudo, o adversário político de Putin recusa parar a sua campanha política.

Esta não é a primeira vez que um oponente de Putin é atacado com uma substância verde. No final do mês passado, Mikhail M. Kasyanoi, mais um crítico de Putin, foi salpicado com tinta verde numa marcha em memória do político Boris Nemtsov, que foi morto a tiro numa ponte em Moscovo há dois anos.

Texto editado por Hugo Daniel Sousa

Sugerir correcção
Ler 3 comentários