Guilherme Figueiredo eleito bastonário da Ordem dos Advogados

Actual bastonária derrotada na segunda volta.

Foto
Miguel manso

Guilherme Figueiredo foi eleito bastonário da Ordem dos Advogados na segunda volta das eleições realizadas na terça-feira.

De acordo com os resultados publicados na página da Ordem dos Advogados na internet, a lista H, de Guilherme Figueiredo, obteve 9862 votos, contra os 9193 da lista K, liderada pela actual bastonária, Elina Fraga.

Na segunda volta das eleições para o bastonário da Ordem dos Advogados votaram 20.608 associados, tendo-se registado 1344 votos brancos e 209 nulos.

António Custeia Faustino foi eleito para a direcção da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS), com 4292 votos. Carla Cadilhe para o Conselho de Fiscalização do CPAS, com 6359.

As eleições de terça-feira foram disputadas pela lista K, liderada por Elina Fraga, actual bastonária, e lista H, encabeçada por Guilherme Figueiredo, que concorreu com o apoio do candidato às eleições de 18 de Novembro Jerónimo Martins.

Nas eleições de 18 de Novembro, Elina Fraga foi a candidata mais votada, com 8706 votos, enquanto Guilherme Figueiredo conseguiu 7838 votos.

Ao contrário das eleições de 2014, neste acto eleitoral para o triénio 2017-2019 não foi automaticamente eleito o candidato mais votado, já que os novos estatutos da Ordem dos Advogados vieram subordinar a eleição do novo bastonário à obtenção de mais de 50% dos votos.

Por esta razão, Elina Fraga e Guilherme Figueiredo voltaram a submeter-se na terça-feira a escrutínio para o próximo triénio.