Secretário de Estado apela para consciência dos cidadãos

Secretário de Estado da Administração Interna defendeu que cidadãos "não podem ter comportamentos de facilitismo".

Foto
O incêndio do Caramulo consumiu 12 mil hectares de floresta Dato Daraselia

 O secretário de Estado da Administração Interna realçou neste domingo a prontidão e o profissionalismo dos agentes da Proteção Civil no combate aos incêndios florestais e apelou para a consciência dos cidadãos, que "não podem ter comportamentos de facilitismo".

Em declarações à Lusa na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, Jorge Gomes disse que, "muitas vezes", os incêndios acontecem por "distração, negligência", salientando que 33% dos fogos deflagram durante a noite, quando há menos calor.

Jorge Gomes considera que se trata de "um número muito expressivo", que dá que "pensar a todos enquanto cidadãos".

"Alguma coisa está errada", sentenciou, após uma reunião com o comando operacional nacional da Proteção Civil, para efeitos de balanço do dia de operações de combate aos incêndios.

O secretário de Estado entende que os meios "são suficientes", mas "têm um limite", e lembrou que os cidadãos "não podem ter comportamentos de facilitismo".

"Quem estiver a ter um comportamento errado, que tenha um comportamento correcto, e então já não temos fogos", vincou.

Jorge Gomes destacou "a forma pronta e profissional como todo o dispositivo da Proteção Civil está a responder" aos incêndios, desde o comando nacional aos bombeiros, e louvou a sua "coragem e determinação".