Recorde nacional de Alexis Santos não chegou para a final
Português foi quarto na segunda série das eliminatórias dos 400m estilos.
Alexis Santos fez cair neste sábado o anterior recorde nacional dos 400m estilos, ao cumprir a distância em 4m15,84s nas piscinas do Rio de Janeiro, no primeiro dia da natação portuguesa nos Jogos Olímpicos de 2016. A marca não lhe permitiu, porém, ir além do 14.º lugar entre os 27 atletas inscritos.
O português - que foi quarto na segunda série das eliminatórias - está, por isso, fora da final da especialidade, mas conseguiu reduzir de forma significativa o melhor registo nacional dos 400m estilos, que até agora se situava nos 4m16,30s, marca obtida em Barcelona, há três anos.
"Era a estreia que sonhava. Vim aqui para melhorar o meu tempo de 2013, sabendo que já valia mais", afirmou o atleta do Sporting na zona mista do Parque Aquático do Rio de Janeiro. Ele, que retirou 46 centésimos de segundo ao máximo nacional, que já lhe pertencia.
"O mais difícil está feito. Já vi que estou na minha melhor forma de sempre e quero aproveitar", frisou Alexis Santos, que vai ainda participar nos 200 metros estilos, a sua prova de eleição, juntamente com o compatriota Diogo Carvalho, tendo como objetivo "bater o recorde pessoal".