Led Zeppelin vencem processo de Stairway to Heaven
Acusação de plágio dos Spirit e de Taurus não convence o júri de um tribunal californiano. Jimmy Page e Robert Plant já tinham testemunhado negando a cópia do riff inicial.
O veredicto já é público e dá razão aos Led Zeppelin no processo judicial que acusava a banda mítica do rock de ter roubado os acordes de abertura do seu clássico Stairway to Heaven, composto em 1971.
Michael Skidmore, representante de Randy Wolfe, também conhecido como Randy California, guitarrista dos Spirit e autor de Taurus, interpôs o processo argumentando que a banda de Robert Plant e Jimmy Page tinha roubado os acordes de abertura do clássico Stairway to Heaven (1971) da canção instrumental Taurus, dos psicadélicos Spirit, datada de 1967. Randy California nunca processou a banda até à sua morte em 1997, mas Michael Skidmore, que gere o seu património, decidiu avançar para tribunal. Um juiz do tribunal de Los Angeles considerou que as duas músicas eram suficientemente parecidas para o caso ser julgado por um júri, tendo as sessões começado em Maio.
Skidmore pedia milhões de dólares de indemnização e o júri californiano não lhe deu razão.
Jimmy Page, o guitarrista dos Led Zeppelin, esteve em tribunal na semana passada para dizer que só há poucos anos ouviu pela primeira vez a canção que é acusado de ter plagiado em Stairway to heaven. Isto apesar de os Led Zeppelin terem feito a primeira parte do concerto inaugural dos Spirit nos EUA em 1968 em Denver. Na mesma sessão, Page, de 72 anos, garantiu que não se lembra de ter visto qualquer concerto dos Spirit nem de alguma vez ter-se encontrado com os membros da banda. Já esta semana, Robert Plant disse numa outra audiência que não se lembra dos Spirit e que se lembra de se ter sentado com Page "perto da lareira" quando o guitarrista começou a cantar o que viria a ser o princípio da canção. Tinha em mente uma frase para a letra – There’s a lady who’s sure all that glitters is gold and she’s buying a stairway to heaven. Depois, "tudo aconteceu muito depressa" e a música nasceria assim, disse o vocalista de 67 anos.
Stairway to Heaven é uma das mais populares músicsa do grupo, parte do álbum Led Zeppelin IV, a par de Whole lotta love, por exemplo, e cuja autoria foi contestada pelo compositor norte-americano Willie Dixon - um acordo fez com que a partir de 1987, o músico fosse creditado como co-autor de Whole lotta love e Bring it on Home', do mesmo álbum Led Zeppelin II.