Os EUA tiveram a sua primeira mulher candidata há 144 anos
Em 1872 Victoria Woodhull foi candidata pelo Equal Rights Party.
A nomeação de Hillary Clinton como candidata do Partido Democrata à Casa Branca só pode ser carimbada em Julho durante a convenção do partido, em Filadélfia. Mas só uma reviravolta nunca vista na história moderna dos EUA poderia impedir que a antiga secretária de Estado se torne na primeira candidata à presidência dos EUA por um dos maiores partidos.
Sem contar com o Partido Republicano e o Partido Democrata, a primeira mulher a candidatar-se à presidência dos EUA foi Victoria Woodhull, uma líder do movimento sufragista entre os séculos XIX e XX.
Victoria Woodhull candidatou-se em 1872 pelo Equal Rights Party, mas foi detida dias antes das eleições, acusada de publicar um jornal "obsceno" – não foi autorizada a votar nem recebeu votos do Colégio Eleitoral.
A candidatura de Victoria Woodhull foi também muito polémica porque o seu candidato a vice-presidente foi Frederick Douglass, um símbolo da luta pela igualdade de direitos que tinha fugido à escravatura aos 20 anos de idade.
Clinton faz história com apoio de Obama, mas falta-lhe o abraço de Sanders
Como alguns historiadores consideram que houve vários problemas legais com a candidatura de Victoria Woodhull (por exemplo, ela tinha 34 anos, quando a idade mínima ainda hoje exigida aos candidatos é 35 anos), muitos apontam Belva Ann Lockwood como a primeira mulher a candidatar-se à presidência dos EUA – outra destacada activista pelos direitos das mulheres, Lockwood candidatou-se em 1884 pelo National Equal Rights Party, tendo como candidata a vice-presidente outra mulher, Marietta Stow.