Renato Sanches chamado à selecção
Médio do Benfica é a grande novidade na lista de convocados para os jogos particulares com Bulgária e Bélgica.
Não serão só os novos equipamentos que a selecção portuguesa vai estrear nos jogos particulares frente à Bulgária, na próxima sexta-feira em Leiria, e à Bélgica, em Bruxelas, na terça-feira seguinte. Renato Sanches, médio de 18 anos do Benfica, foi incluído por Fernando Santos na convocatória da selecção portuguesa, uma lista de 24 jogadores que será a última antes da convocatória final para o Euro 2016. Santos não garante, no entanto, que o jovem “encarnado” vá estar na lista final, até porque há muitas ausências motivadas por lesão, como as de João Moutinho e Tiago, e o meio-campo é o sector onde Portugal tem mais opções.
“É apenas um dos 24 jogadores convocados. Não vamos falar muito nisso, até porque podemos estar a criar ansiedade sobre o miúdo. Ansiedade a mim é que não, porque já não tenho idade para isso”, afirmou Fernando Santos sobre Sanches, a grande revelação da temporada na liga portuguesa. O seleccionador nacional refere, no entanto, que há muita gente que pode jogar no meio-campo e que lhe dá todas as garantias: “É um de 12, 13 jogadores [do meio-campo] e só seis, sete vão estar na lista final. Será uma decisão que iremos tomar de acordo com a estratégia que vamos utilizar no Europeu, mas ficaria tranquilo se chamasse qualquer um deles.”
Apesar de algumas ausências por lesão, como Tiago, Moutinho ou Coentrão, esta lista de 24 parece mais aproximada ao plano habitual de Santos, depois de algumas experiências efectuadas nos particulares anteriores com Rússia e Luxemburgo. Mas esta, garante Fernando Santos, não é a lista definitiva. "Ainda faltam dois meses. Ainda falta algum tempo para saber quem vai estar bem fisicamente ou não e isso não preocupa. Não vamos criar grandes pressões ou ansiedades com isso. O que eu sei é que os jogadores estão motivados e com uma grande vontade de estar no Europeu", observou o seleccionador.
Em relação à última convocatória, Fernando Santos, para além da estreia de Sanches, fez ainda regressar o central Ricardo Carvalho, o médio Adrien Silva e os avançados Danny, Rafa, Éder, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma. De fora em relação às partidas com Rússia e Luxemburgo ficaram Luís Neto, João Moutinho, André André, Gonçalo Guedes, Lucas João, Nélson Oliveira e Ricardo Pereira.
Lista de convocados
Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon), Eduardo (Dínamo Zagreb) e Rui Patrício (Sporting)
Defesas: Bruno Alves (Fenerbahçe), Cédric e José Fonte (Southampton), Eliseu (Benfica), Pepe (Real Madrid), Raphael Guerreiro (Lorient), Ricardo Carvalho (Mónaco) e Vieirinha (Wolfsburgo)
Médios: Adrien Silva, João Mário e William Carvalho (Sporting), André Gomes (Valência), Bernardo Silva (Mónaco), Danilo Pereira (FC Porto) e Renato Sanches (Benfica)
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Éder (Lille), Nani (Fenerbahçe), Rafa (SC Braga) e Ricardo Quaresma (Besiktas)