Quincy Jones vai aos Óscares, mas só se o deixarem falar da falta de diversidade dos prémios
Produtor musical será um dos apresentadores na cerimónia deste ano dos prémios da Academia de Hollywood.
Quincy Jones disse que sim, mas aparentemente só para poder falar sobre a falta de diversidade racial entre os nomeados da edição de 2016 dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O músico, compositor e produtor estará entre os apresentadores da cerimónia dos Óscares deste ano, ao lado da estrela de Django Libertado Kerry Washington, do cantor Pharrell Williams e de actores como Whoopi Goldberg, Byung-hun Lee ou Benicio del Toro.
Quincy Jones garantira já que, se fosse convidado, usaria a oportunidade – e o tempo de antena – para se insurgir contra a falta de representatividade racial entre os nomeados pela Academia, tornando público uma espécie de ultimato: “Eles chamaram-me para apresentar”, disse o músico de 82 anos, aqui citado pelo diário britânico The Guardian, “quando regressar [ a Los Angeles, onde se realiza a cerimónia], vou pedir[-lhes] que me deixem falar cinco minutos sobre a falta de diversidade. Se não [permitirem], não vou [apresentar].”
Esta parece ser a maneira que Quincy Jones encontrou para participar, de forma activa, na campanha em curso contra o facto de os prémios da academia de Hollywood parecerem cada vez mais um exclusivo de brancos. Uma campanha que envolve já um apelo ao boicote à cerimónia de 2016, encabeçada por estrelas afro-americanas ligadas à indústria do cinema e da música, como o realizador Spike Lee, o rapper Tyrese Gibson e os actores Jada Pinkett Smith e Will Smith.
Pelo segundo ano consecutivo, lembra ainda o Guardian, os votantes da Academia decidiram não nomear um actor negro ou de qualquer outra minoria étnica para a corrida aos Óscares, gerando uma onda de protestos. Na resposta às críticas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou já uma estratégia para promover a mudança. Como linha prioritária, a instituição pretende duplicar até 2020 o número de mulheres e de pessoas pertencentes a minorias com possibilidade de voto nos galardões mais conhecidos do cinema.
A 88.ª cerimónia de entrega dos Óscares acontecerá a 28 de Fevereiro, no Dolby Theatre de Los Angeles.