Queixas nas telecomunicações caem 20% no primeiro semestre

É nos pacotes de serviços que se mantém o maior de número de queixas. No conjunto, a NOS foi a empresa que motivou mais reclamações.

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O serviço móvel recebeu mais de 7.300 reclamações até Junho José Fernandes

A diminuição do número de queixas (que é de 14,5% na comparação com os primeiros seis meses de 2014) registou-se em “todos os serviços e em todos os operadores, que viram reduzir o número de reclamações face aos dois semestres anteriores”, adiantou a Anacom, em comunicado. No conjunto, a NOS registou a maior taxa de reclamação, com 0,99 reclamações por mil clientes, enquanto a Vodafone e a MEO foram os menos reclamados, ambos com 0,54 reclamações por mil clientes.

As questões relacionadas com a venda do serviço representaram 18,8% do total de reclamações. As de cancelamento do serviço, 14,1%, as de facturação, 12,4%, e os problemas com equipamentos, 12,3%. Juntas, “totalizam mais de metade das reclamações recebidas no semestre”.

Os pacotes de serviços continuam a ser o serviço mais reclamado, embora o número de reclamações recebido, 7353 reclamações, traduza uma descida de 13% face ao semestre anterior. Neste caso, a Vodafone foi o prestador mais reclamado, com 2,97 reclamações por mil clientes, seguindo-se a NOS com 2,65 reclamações por mil clientes. “No entanto, ambos os prestadores reduziram as reclamações, tanto em termos homólogos, como face ao semestre anterior”, destaca a Anacom.

O serviço móvel recebeu 7341 reclamações (menos 25,3% nos seis meses anteriores). Neste segmento o maior número de queixas foi dirigido à NOS, com 1,22 reclamações por mil clientes, seguindo-se a MEO com 0,52 reclamações por mil clientes. O serviço de televisão por subscrição motivou 2047 reclamações, menos 25,8% do que no semestre anterior. A NOS foi o operador mais reclamado, com 0,74 reclamações por mil clientes, e o segundo operador que mais reclamações originou foi a Vodafone (0,65 reclamações por mil clientes).

No acesso móvel à internet registaram-se 1393 reclamações, menos 24,5% do que no semestre anterior. Também aqui a NOS foi o prestador de serviço com mais reclamações por mil clientes, 0,44, seguindo-se a MEO (0,24 reclamações por mil clientes).

O serviço de acesso fixo à internet registou 1148 reclamações, menos 32,8% face ao semestre anterior. A Cabovisão foi o prestador mais reclamado, com 0,59 reclamações por mil clientes, seguindo-se a NOS com 0,51. As reclamações ao regulador caíram 24,7% no caso do serviço fixo de telefone, num total de 1171 reclamações. A NOS, que tem a concessão do serviço público de telefone, registou 0,43 reclamações por mil clientes, seguida da AR Telecom com 0,39 reclamações.

Menos queixas no correio e TDT
No sector postal também houve menos queixas a chegarem à Anacom: 3626, menos 14,3% do que no semestre anterior e menos 4,2% do que no período homólogo. Pela dimensão de mercado, os CTT são naturalmente o prestador mais reclamado.

“As reclamações sobre o serviço de distribuição de envios postais perfazem 43,8% do total, seguindo-se os problemas com o atendimento nos postos e nas estações de correio que representam 27,2% das reclamações analisadas”, diz o regulador. Outras queixas dizem respeito à falta de tentativa de entrega de correspondência e encomendas no domicílio (14,1%) e ao atraso na entrega de objectos postais (13%).

Foram 234 as reclamações sobre o serviço de televisão digital terrestre (TDT) no primeiro semestre. “Caíram para metade face ao semestre anterior e reduziram-se em 48,5% em termos homólogos”. Relativamente a outros serviços como os de tarifa majorada, os serviços de valor acrescentado baseados no envio de SMS/MMS e os serviços de audiotexto, a Anacom recebeu um total de 33 mil reclamações.

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