Apple está a desenvolver carro autónomo
Empresa pondera testar veículo em São Francisco, segundo documentação obtida pelo Guardian.
O rumor de que a Apple está a tentar criar um automóvel já corre há muito e visitas recentes de executivos da multinacional americana à sede da BMW aqueceram a especulação.
Segundo o Guardian, em Maio, engenheiros de um grupo de projectos especiais da Apple tiveram uma reunião com representantes de uma antiga base naval perto de São Francisco, nos EUA, que está a ser convertida num espaço de testes para veículos autónomos. De acordo com os documentos vistos pelo jornal, um dos engenheiros escreveu que gostaria de saber a disponibilidade do espaço e como seria possível coordenar o uso com outros interessados.
A Apple não comentou. Já o responsável pela Autoridade de Transportes Contra Costa, uma agência estatal responsável pela base naval que está a ser convertida, disse ter assinado um acordo de confidencialidade com a empresa. "Não podemos dizer nada para além de que eles vieram e estão interessados", afirmou Randy Iwasaki, citado pelo Guardian.
Os carros autónomos estão a ser desenvolvidos pela indústria automóvel, bem como pelo Google, há anos. Muitas marcas têm vindo a incorporar nos seus modelos tecnologia de condução autónoma (como assistência a estacionar ou sistemas de travagem automática) e esperam comercializar dentro de alguns anos carros capazes de fazerem percursos inteiros sem condutor.
A aproximação entre a indústria de tecnologia digital e a indústria automóvel também tem acelerado nos anos recentes, com os carros a terem sistemas para facilitar a ligação à Internet e a dispositivos como tablets e telemóveis.