Foguetão que transportava cápsula da SpaceX explodiu após o lançamento
Problemas com missão de empresa privada que transportava material para a Estação Espacial Internacional.
A tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) tem mantimentos para quatro meses, pelo que este acidente não os coloca em risco, nota a Reuters. A cápsula transportava quase 2500 quilos de roupa, comida e equipamento científico para a ISS.
Porém, como explica a BBC, a Estação Espacial Internacional já está a funcionar com limitações, uma vez que esta é a terceira vez que se falha a manobra, depois das tentativas em Janeiro e Abril, uma com uma nave da US Cygnus e outra da Russian Progress. Na sexta-feira, uma empresa russa fará uma nova tentativa.
O fracasso da missão tem consequências para além deste aprovisionamento concreto. Os parceiros querem aumentar de três para seis o número de tripulantes na ISS em Julho, mas se as missões continuarem a fracassar o calendário fica comprometido. Como pode ficar também comprometido todo o calendário posterior — a SpaceX fez um contrato de 1600 milhões de dólares (1180 milhões de euros) com a NASA para 12 missões de transporte de carga à ISS.
Numa conferência de imprensa após a explosão, o director da estação espacial, Michael Suffredini, disse que o acidente foi “uma pesada perda”. “Mas vamos recuperar e passar ao próximo voo”. Explicou este responsável, que, se por alguma circunstância os alimentos e a água se esgotarem até Outubro, os austronautas serão imediatamente trazido s de volta à Terra num veículo separado preparado para essa missão.
Além das provisões, a Dragon levava também um adaptador de acoplagem para a estação espacial, parte de um sistema para preparar futuras viagens comerciais ao espaço.