Lisboa aperta fiscalização aos carros antigos que circulem no centro da cidade

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Restrições no eixo Baixa/Avenida da Liberdade estão em vigor desde Julho de 2011 Foto: Carlos Lopes

Desde Julho de 2011 que os carros anteriores a 1992 sem catalisador não podem circular no eixo Avenida da Liberdade/Baixa. Em Abril deste ano, a proibição estendeu-se aos carros anteriores a 1996 e a ZER foi alargada, incluindo a zona a sul do eixo criado pelas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas, dos Estados Unidos da América, Marechal António Spínola, Santo Condestável, Infante D. Henrique e Eixo Norte/Sul.

No entanto, poucos carros têm sido multados. Em declarações à TSF, nesta segunda-feira, o vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, disse que nos últimos seis meses a Polícia Municipal multou mais de 100 condutores na Baixa e Avenida da Liberdade mas apenas um foi multado na segunda zona de exclusão, que está sob responsabilidade da PSP.

Nunes da Silva diz que a PSP não tem meios para actuar. “Se as medidas que a Câmara de Lisboa toma não são feitas cumprir porque não tem havido a possibilidade de o fazer por parte da policia que depende do Governo, então a responsabilidade deve ser imputada ao Governo e não à camara”, afirmou o vereador.

Segundo Nunes da Silva, o sistema vai funcionar à semelhança do que existem nas ex-SCUT e será instalado em cerca de 15 semáforos dentro da cidade. “O sistema processa automaticamente a comparação da matrícula que é lida com as datas em que os veículos são produzidos, e portanto sabe-se logo se respeita ou não as limitações”, explicou.

Neste momento está a ser preparado o caderno de encargos para ser depois lançado o concurso público para o fornecimento da tecnologia. O PÚBLICO tentou contactar o vereador para saber quanto é que a autarquia vai investir neste novo sistema, até agora sem sucesso.

O sistema deverá ser instalado a tempo da entrada em vigor de normas ainda mais apertadas. No final do primeiro trimestre de 2013, as restrições vão passar a abranger os carros anteriores a 2000 (na Baixa e Avenida da Liberdade) e a 1996 (nas restantes zonas). Segundo o vereador, esta é uma exigência da União Europeia para diminuir a poluição na capital.

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