Psiquiatra admite: "O mais provável é que filho seja também psicopata"

Foi através do concurso da TVI Casa dos Segredos que a PJ regressou ao caso das prostitutas mortas entre 1992 e 1993. A informação partiu do filho, que a apresentou como trunfo para entrar no reality show. Acabou por ser rejeitado, mas a PJ pôs-se a investigar essa possibilidade. Para Afonso Albuquerque, resulta claro que "o mais certo é o filho ser também psicopata, que é uma perturbação de personalidade com causas no ambiente em que se cresce mas que também pode ter raízes genéticas".

Sobre este caso em concreto, várias pessoas chegaram à PJ assumindo-se como autoras dos crimes. Em regra, são "personalidades narcisistas que gostam de chamar a atenção sobre si próprias", adianta Albuquerque. Mas também podem ser personalidades obsessivas. "As pessoas obsessivas sofrem daquilo a que chamamos dúvida sistemática, um complexo a que está associado um sentimento de culpa, para o qual estão sempre a procurar alívio, por exemplo acusando-se de crimes que não cometeram".

Este caso surge como uma versão extremada daquilo que leva muitos jovens a submeterem-se a inúmeras provas para conseguir aparecer no palco televisivo. "Este comportamento sempre existiu e vai continuar a existir, o que adquiriu nos últimos anos foi uma dimensão nova que tem a ver com a grande popularidade destes programas, o que nos mostra, aliás, que além de exibicionistas existem voyeurs e uns completam os outros", nota ainda o psiquiatra, para sustentar que a idade não está alheia a este fenómeno.

"Os mais jovens, diria que até aos 25 anos, são mais sugestionáveis e hoje sabemos que o lobo frontal só fica formado após aquela idade. Ora, o lobo frontal tem uma função muito importante que é a frenação de todos os impulsos humanos - funciona como um travão frenador que permite determinar as consequências de cada acto e discriminar melhor o bem do mal. Até esta idade, as pessoas não têm o lobo frontal completamente desenvolvido e isso ajuda a explicar alguns dos excessos em que os jovens se envolvem em busca dos seus 15 minutos de fama", conclui.

Sugerir correcção
Comentar