Facebook, CrowdTangle e a luta pela narrativa
Uma ferramenta que é uma rara janela para o interior do Facebook, e que foi comprada por Mark Zuckerberg em 2016, viu a sua equipa ser desmembrada e o seu fundador demitir-se depois de meses de revelações sobre a elevada performance de conteúdos sectários e incendiários naquela rede social.
O que fazer perante uma crise reputacional? Ser transparente. Mas, e se os dados internos lesarem a imagem pública? Este é um dos aspectos centrais da crise que abala o Facebook, e poucos episódios ilustram-no melhor que o conflito interno em torno de uma ferramenta relativamente desconhecida da rede social — o CrowdTangle.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O que fazer perante uma crise reputacional? Ser transparente. Mas, e se os dados internos lesarem a imagem pública? Este é um dos aspectos centrais da crise que abala o Facebook, e poucos episódios ilustram-no melhor que o conflito interno em torno de uma ferramenta relativamente desconhecida da rede social — o CrowdTangle.