O mercado dos casamentos “é díficil”. Há 40 profissionais a querer mostrar que é “possível”
Mais do que uma exposição, o The W Experience quer ser “uma partilha de ideias” entre noivos e profissionais. Longevidade é o tema da mesa redonda que inaugura o showcase de “casamentos personalizados e exclusivos”.
Pureza Mello Breyner desenha vestidos de noiva de sonho há quase 13 anos. Lucyana Sposito está no mercado dos casamentos há 16 anos. Sofia Ferreira e André Teixeira começaram a Branco Prata há 17 anos. Qual é o segredo para vingar no mercado dos casamentos? A resposta dos três é a mesma: rigor, exigência e reinvenção. Longevidade é o tema da mesa redonda que inaugura o The W Experience, um showcase para “casamentos personalizados e exclusivos” já este fim-de-semana, na Lx Factory, em Lisboa.
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Pureza Mello Breyner desenha vestidos de noiva de sonho há quase 13 anos. Lucyana Sposito está no mercado dos casamentos há 16 anos. Sofia Ferreira e André Teixeira começaram a Branco Prata há 17 anos. Qual é o segredo para vingar no mercado dos casamentos? A resposta dos três é a mesma: rigor, exigência e reinvenção. Longevidade é o tema da mesa redonda que inaugura o The W Experience, um showcase para “casamentos personalizados e exclusivos” já este fim-de-semana, na Lx Factory, em Lisboa.
“Isto é tudo menos uma feira de casamentos.” As palavras são de Miguel Pintão, da Love Stories Weddings e responsável pela organização do The W Experience. A especialista em casamentos Susana Esteves Pinto garante que este é o primeiro evento “feito por profissionais de mercado”, que “conhecem os noivos”. De 14 a 16 de Fevereiro, o espaço vai receber mais de 40 empresas do mercado dos casamentos, num evento dedicado não só a noivos, mas também a outros profissionais.
Em dia de São Valentim, esta sexta-feira, o showcase é reservado aos profissionais com três workshops sobre design floral, fotografia para telemóveis e storytelling. Sofia Ferreira, André Teixeira, Lucyana Sposito e Pureza Mello Breyner são referências do mercado e vão discutir “longevidade, exigência e inspiração”, numa conversa moderada por João Pedro Correia, da João makes Photos.
“O nosso segredo é a reinvenção”
O PÚBLICO esteve à conversa com os oradores desta conversa. Transversalmente garantem que o sucesso tem muito a ver com o rigor e a capacidade de actualização constante. “O nosso segredo é a reinvenção e a dedicação por aquilo que fazemos”, sublinha o responsável da Branco Prata, André Teixeira.
Para Pureza Mello Breyner, o grande desafio é acompanhar as tendências, mantendo-se “fiel ao que defende”. Estar no mercado dos casamentos durante muitos anos “é difícil, mas possível”, salienta a designer.
Lucyana Sposito trabalha como wedding planner há 16 anos e diz que o mais importante é a exigência, “com tudo, mas principalmente connosco”. “O meu maior desafio é que os fornecedores me acompanhem”, desabafa a empresária. A brasileira lamenta que alguns profissionais “não se apercebam que têm de mudar”.
Para o fotógrafo André Teixeira também é importante não estar “constantemente focado no trabalho”. Actualmente, só faz 15 casamentos por ano o que, garante, lhe permite “uma abertura muito maior em termos de criatividade”.
E quanto à inspiração? Lucyana Sposito procura-a sempre “fora de Portugal”, enquanto conversa com profissionais de todo o mundo. 95% dos clientes da wedding planner é de origem estrangeira que escolhe Portugal para o dia mais especial das suas vidas. Já a Branco Prata procura inspiração “em todo o lado, menos na área dos casamentos”.
“Trabalhar no sentido da personalização e exclusividade”
Os 40 expositores foram escolhidos a dedo por Miguel Pintão e a equipa que organiza o The W Experience. Em comum, todos sentiam que os eventos que existem a nível nacional não os representavam, nem a eles, “nem aos noivos”. “Nós, enquanto profissionais, temos de trabalhar no sentido da personalização e exclusividade”, defende o wedding planner.
“Não é só uma exposição, mas uma partilha de ideias” e por isso, explica Miguel Pintão, durante todo o dia estarão a acontecer “experiências personalizadas”. No sábado, às 15h30, os participantes poderão assistir a uma mostra de personalização de sapatos de noiva no espaço da marca portuguesa Crème Caviar. Às 16h tem início a palestra da empresa de organização ByMatilda com dicas práticas de planeamento para noivos, em colaboração com as marcas It’s All About, Casa da Comida e Happy Day.
Neste mesmo dia, às 18h, o atelier Rita Costumista quer levar as noivas “à loucura” com o desfile da sua primeira colecção de vestidos. Rita Álvares Pereira acredita que os seus “vestidos são para noivas que quebram as regras e as tradições, que vivem e sentem aquilo em que acreditam”. Oito é o nome da colecção composta por 15 vestidos, na sua maioria coordenados compostos por duas peças. O objectivo é, dizem em comunicado, que as peças possam ser misturadas umas com as outras e conjugadas, no futuro, com outras roupas para uma festa ou mesmo no dia-a-dia.
No domingo, às 18h30, é a vez de Pureza Mello Breyner apresentar a colecção para 2020. Em conversa com o PÚBLICO, a designer revela que, além dos novos vestidos, vão desfilar alguns modelos best-seller de 2019. Dado que 90 % das criações do atelier são exclusivas, Pureza pediu “emprestados” vestidos que criou para desfilarem também no The W Experience.
No stand do Atelier Pureza Mello Breyner vão estar ainda disponíveis protótipos de modelos exclusivos. O objectivo é que as pessoas percam o “medo”. A designer diz que há a ideia “errada” que os vestidos personalizados são “muito mais caros”. Os da colecção deste ano começam nos 2700 euros, já as criações personalizadas são 20% mais caras.
Os 40 expositores do showcase podem ser consultados na página do evento. Os bilhetes para o The W Experience podem ser adquiridos na Ticketline e variam entre os 20 e os 80 euros.
Texto editado por Bárbara Wong