NBA: Westbrook bate recorde com 55 anos
Jogador dos Oklahoma celebra 42.º "triplo-duplo" da época com "triplo" no último segundo.
Russell Westbrook bateu no domingo o recorde de "triplos-duplos" numa época da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao selar o 42.º em Denver, onde selou a vitória (106-105) dos Oklahoma City Thunder com um "triplo" no último segundo.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Russell Westbrook bateu no domingo o recorde de "triplos-duplos" numa época da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao selar o 42.º em Denver, onde selou a vitória (106-105) dos Oklahoma City Thunder com um "triplo" no último segundo.
Westbrook, que já garantiu que vai terminar a época regular com média de ‘triplo-duplo’ (números na casa das dezenas em três categorias estatísticas distintas), superou o registo do mítico Oscar Robertson, que datava de 1961/62, ao somar 50 pontos, 16 ressaltos e 10 assistências.
O 42.º "triplo-duplo" do "zero" dos Thunder, de 28 anos, foi selado a 4m17s do final, com uma assistência para um "triplo" de Semaj Christon, para alegria de todo o pavilhão dos Denver Nuggets, que há minutos estava na expectativa para presenciar o histórico momento.
Nessa altura a formação de Oklahoma ainda perdia por 10 pontos (101-91), mas, na parte final, Westbrook quis juntar o triunfo à noite recorde e marcou os últimos 15 pontos dos Thunder, oito dos quais nos derradeiros 47,4 segundos.
A 2,9 segundos do final, Nikola Jokic falhou o cesto que daria, certamente, o triunfo aos Nuggets, o base dos Thunder ganhou o 16.º ressalto da noite e, após um desconto de tempo, selou o triunfo com um "triplo", assistido por Steven Adams.
Westbrook fechou, assim, com chave de ouro uma noite para a história, em que superou os 41 "triplos-duplos" de Oscar Robertson, pelos Cincinnati Royals, em 1961/62, um registo que parecia impossível de bater, bem como a média de "triplo-duplo" que o base dos Thunder já garantiu que vai replicar.
Com estes registos, o jogador da formação de Oklahoma, que é também o melhor marcador da prova e o único com uma média acima dos 30 pontos por encontro, vai ser eleito, como toda a certeza, o jogador mais valioso (MVP) da época regular. O anúncio será feito a 26 de Junho.
Os Thunder já garantiram um lugar nos play-offs, como sextos da Conferência Oeste, sendo que na primeira ronda vão defrontar os Houston Rockets, terceiros, que domingo venceram por 135-128 no reduto dos Sacramento Kings, com 35 pontos, 15 assistências e 11 ressaltos de James Harden, que na semana passada foi notícia por ter vestido uma camisola do Benfica.
Ainda no domingo, destaque para o desaire dos Cleveland Cavaliers na casa dos Atlanta Hawks, por 126-125, após prolongamento. Os "Cavs" foram alcançados pelos Celtics na liderança do Este, mas têm vantagem no confronto directo.