Facebook testa alerta de envio de fotos a amigos identificados por reconhecimento facial
Austrália é o primeiro país a usar a Photo Magic, que poderá não chegar à Europa por utilizar tecnologia que desafia o direito à privacidade.
Chama-se Photo Magic e é uma das mais recentes funcionalidades criadas pelo Facebook para o Messenger. A funcionalidade faz um reconhecimento facial nas fotografias de amigos acabadas de tirar armazenadas no telemóvel do utilizador e cria um alerta com uma opção que permite enviar de imediato as imagens a quem aparece nelas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Chama-se Photo Magic e é uma das mais recentes funcionalidades criadas pelo Facebook para o Messenger. A funcionalidade faz um reconhecimento facial nas fotografias de amigos acabadas de tirar armazenadas no telemóvel do utilizador e cria um alerta com uma opção que permite enviar de imediato as imagens a quem aparece nelas.
O vice-presidente do Facebook, David Marcus, confirmou a existência de Photo Magic com a partilha na sua página na rede social de um artigo escrito pelo site TechCrunch. “Esta é uma das nossas próximas características com que estou realmente animado já que é ainda demasiado difícil partilhar fotos com amigos e receber todas em que aparecemos”, escreveu Marcus. O responsável adiantou que, para já, a funcionalidade está a ser apenas testada na Austrália, em sistema Android, e que, em breve, estará disponível também nos Estados Unidos e noutros países, se o feedback sobre a Photo Magic for positivo. O teste da funcionalidade em iOS deverá avançar ainda esta semana.
O director de gestão de produto do Facebook, Peter Martinazzi, partilhou com o site TechCrunch que, em Outubro, foram enviadas 9,5 mil milhões de fotografias através do Messenger. Com Photo Magic, a rede social quer agilizar o processo, recorrendo a uma tecnologia semelhante à que já usa na app Moments, lançada este ano.
Moments arruma as fotografias que o utilizador tiver no seu smartphone em grupos. Através de tecnologia de reconhecimento facial é possível identificar amigos no Facebook a quem o utilizador pode depois enviar as imagens. Em ambos os casos, se o utilizador não quiser ser reconhecido nas imagens deve desactivar a função de controlo que liga as sugestões de tags.
Através de Photo Magic, o Facebook vai analisar as fotografias que o utilizador tiver no seu smartphone ou tablet até encontrar uma imagem que inclua amigos seus. Segundo o TechCrunch, em seguida é sugerido o envio da fotografia às pessoas que aparecem na imagem e que têm conta no Messenger. No passo seguinte, surge uma janela com a fotografia em causa, os nomes de quem aparece na imagem e uma opção para incluir uma mensagem para acompanhar o conteúdo. Por ultimo, o utilizador é questionado se quer enviar ou não a fotografia.
A partir da primeira utilização do Photo Magic vai começar a surgir uma janela segundos após o utilizador tirar uma fotografia com o seu dispositivo a propor que proceda ao envio daquela para os amigos.
À semelhança de Moments, a Photo Magic não deverá ficar disponível na Europa devido à questão do reconhecimento facial, já que a tecnologia contraria as directivas europeias quanto à privacidade.
Aquando do lançamento de Moments, a comissão de protecção de dados da Irlanda, país onde o Facebook tem a sua sede na Europa, contestou que a app não dava a possibilidade de escolha aos utilizadores de indicarem se aceitavam ou não a sua identificação.
O reconhecimento facial tem sido uma das grandes apostas do Facebook. No início deste ano, a rede social anunciou o seu DeepFace AI, um sistema de inteligência artificial com capacidade para identificar utilizadores com uma precisão de 97,25%. Porém, o sistema não teve uma boa recepção por parte dos reguladores de dados europeus e canadiano.