Crítica
Cinema
No conforto do cliché
Os filmes em puzzle de histórias de Paul Haggis são formas de embalar o episódico e o irrelevante.
Embalar: com a estrutura de diferentes histórias, puzzle em que o argumentista Haggis vai forçando rimas, tons, ecos, fica criada no espectador a ilusão de ressonância, de profundidade, mas depois o realizador Haggis está sempre (involuntariamente) a expor a falsidade, incapaz de ser hábil a mascarar a pequenez do interior. Os seus filmes (desde logo Colisão, Óscar em 2006) têm a existência de um ersatz. Na Terceira Pessoa, ainda por cima, nunca justifica porque é que as várias histórias, outras tantas formas de um escritor fazer a catarse de traumas e culpas (a morte, a infidelidade, o egoísmo), se passam em Paris, Nova Iorque, Roma — vê-se sempre com a desagradável sensação de que para Haggis Paris é a Torre Eiffel e Roma um submundo de ruas antigas de faca e alguidar.
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Embalar: com a estrutura de diferentes histórias, puzzle em que o argumentista Haggis vai forçando rimas, tons, ecos, fica criada no espectador a ilusão de ressonância, de profundidade, mas depois o realizador Haggis está sempre (involuntariamente) a expor a falsidade, incapaz de ser hábil a mascarar a pequenez do interior. Os seus filmes (desde logo Colisão, Óscar em 2006) têm a existência de um ersatz. Na Terceira Pessoa, ainda por cima, nunca justifica porque é que as várias histórias, outras tantas formas de um escritor fazer a catarse de traumas e culpas (a morte, a infidelidade, o egoísmo), se passam em Paris, Nova Iorque, Roma — vê-se sempre com a desagradável sensação de que para Haggis Paris é a Torre Eiffel e Roma um submundo de ruas antigas de faca e alguidar.
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