O laser que transforma papel em objectos 3D
É uma folha de papel? Não, é uma sacola, é um porta-copos, uma taça decorativa — e pode disfarçar-se entre as páginas de um livro
Já decoraram saquetas de chá, recortaram talheres do tamanho de cartões de crédito e enrolaram uma vela com cera de abelha — que dura três horas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Já decoraram saquetas de chá, recortaram talheres do tamanho de cartões de crédito e enrolaram uma vela com cera de abelha — que dura três horas.
A Usables prepara-se para lançar uma nova linha de objectos que desmontados podem disfarçar-se entre as páginas de um livro.
Com a ajuda de um laser e cortes cirúrgicos, as novas criações da empresa alemã transformam uma normal folha de papel em objectos 3D, pequenas prendas ou objectos promocionais.
“A precisão milimétrica é indescritível”, assegura Oliver Plantenberg, director comercial da Usables, que basicamente cria objectos em três dimensões que, depois de servirem o seu propósito, podem voltar a ser uma folha de papel. “É tão possível como construir objectos que ficam para sempre com a sua forma tradicional”.
O volume e a capacidade da sacola, do porta copos e da taça decorativa — as primeiras experiências com esta técnica, a chamada “roompaper” — “depende do tipo de papel, do número de cortes aplicados e da precisão de cada corte”. Uma folha A4 é transformada numa sacola graças a 302 cortes precisos, um processo impossível de realizar à mão dada a sua complexidade.
“As possibilidades são infinitas”, explica a designer Daniela Lust. “Uma série de objectos com um design extraordinário podem ser criados graças a uma combinação de impressões e cortes”, explica.
Os objectos da linha “roompaper” estarão disponíveis a partir do dia 1 de Agosto.