Portugueses entre os melhores do site ArchDaily

A votação online decorre até ao dia 6 de Março e os vencedores são conhecidos no dia seguinte. Portugal tem representantes em sete categorias

Foto
Fernando Guerra

Entre os 70 candidatos a Edifício do Ano do site ArchDaily está uma série de projectos portugueses. A votação online vai decorrer até ao dia 6 de Março, sendo os vencedores divulgados no dia seguinte.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Entre os 70 candidatos a Edifício do Ano do site ArchDaily está uma série de projectos portugueses. A votação online vai decorrer até ao dia 6 de Março, sendo os vencedores divulgados no dia seguinte.

Os projectos portugueses surgem em oito das 14 categorias disponíveis. E há mesmo três em que os ateliers portugueses estão em maioria, caso das categorias “Habitação”, “Museus e Bibliotecas” e “Arquitectura religiosa”.

A primeira conta com a Casa do Voo dos Pássaros, nos Açores (

Bernardo Rodrigues

), a Casa em Leiria (

Aires Mateus

) e a

Casa Mima

(Mima). Da segunda fazem parte o Museu da Vila Velha, em Vila Real (Belém Lima), o MUDE - Museu do Design e da Moda, em Lisboa (

Ricardo Carvalho + Joana Vilhena

) e a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais (Souto Moura). Os representantes da arquitectura religiosa são a Igreja da Boa Nova, Estoril (

Roseta Vaz Monteiro

), a Capela Árvore da Vida, Braga (

Cerejeira Fontes

) e a Capela de Santa Ana, Santa Maria da Feira (

e
Foto
MUDE Fernando Guerra/ Sergio Guerra

348 Arquitectura).

Foto
Escritórios Fraunhofer, no Porto (Pedra Silva) João Morgado

Outras cinco categorias contam com o dedo de arquitectos portugueses. A Arquitectura Desportiva conta com a Piscina Municipal de Povoação, nos Açores (Barbosa & Guimarães), enquanto a Cultural aposta no Centro das Artes de Sines (Aires Mateus). Os Espaços Públicos também têm um representante português (a ponte pedestre da Covilhã, João Luís Carrilho da Graça), assim como os Interiores (os escritórios Fraunhofer, no Porto, assinado por Pedra Silva) e a Arquitectura Industrial (a Herdade do Marmelo, assinada pelo gabinete liderado por Ricardo Bak Gordon).

O site especializado em arquitectura tem actualmente 200 mil visitas diárias que geraram 350 milhões de pageviews durante o ano passado. O ArchDaily conta com 467 mil amigos no Facebook e 60 mil seguidores no Twitter.

A última edição desta votação premiou três projectos portugueses: edifício Vodafone, no Porto (Edifício Institucional), a Closet House, em Matosinhos (Interiores) e o bar temporário da Faculdade de Arquitectura do Porto (Hotéis e Restaurantes).

Notícia corrigida às 10h46