Papa escolhe um Sony Tablet para iluminar o Natal

Estava prevista a utilização de um iPad, mas o Vaticano "abençoou" o Sony Tablet

Fotogaleria

O Papa Bento XVI usou um Sony Tablet S (e não um iPad 2 como estava previsto) para iluminar uma gigantesca “árvore” de Natal montada nas montanhas de Gubbio, na Itália.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Papa Bento XVI usou um Sony Tablet S (e não um iPad 2 como estava previsto) para iluminar uma gigantesca “árvore” de Natal montada nas montanhas de Gubbio, na Itália.

A informação foi vinculada pelo próprio Vaticano. Os pormenores estão todos num comunicado emitido pouco antes do momento simbólico: um “Sony Tablet” com o “sistema operativo Android”. Para os mais distraídos, o processo exigia “ligação à Internet” e “corrente eléctrica”.

À distância (a cerca de 220 quilómetros de distância), e no conforto do Vaticano, Bento XVI, 84 anos, iluminou a maior árvore de Natal do Mundo. A árvore é na verdade um “display” com 270 lâmpadas que mede 450 metros de altura e ocupa 130 mil metros quadrados.

Esta não é, aliás, a primeira vez que o Papa utiliza a tecnologia para comunicar com o mundo. Já este ano (em Junho) usou o Twitter para anunciar o lançamento de um novo site do Vaticano na Internet.

Este é “um momento difícil para a Itália, para a Europa, para diferentes regiões do mundo”, numa altura em que “um manto de nevoeiro parece envolver a realidade”, afirmou o Papa, citado pela Associated Press, assinalando o dia da Imaculada Conceição.

As declarações de Bento XVI surgem no dia em que se dá início, em Bruxelas, à cimeira europeia que vai procurar dar uma resposta à crise da dívida soberana que tem vindo a atingir a União Europeia, em particular a zona euro.