Medalha de ouro no Euro2012 já tem um toque português
As tulipas que dão vida ao próximo Europeu foram criadas pelos designers portugueses da Brandia Central
Nem só de Paulo Bento vive o Euro2012 — sim, o Euro2012 está vivo. A marca portuguesa vai estar também no relógio com a contagem decrescente para o início do Campeonato. Vai decorar as cidades anfitriãs, vai estar nas bandeiras e sinaléticas, nos autocarros das equipas e nos eléctricos dos adeptos.
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Nem só de Paulo Bento vive o Euro2012 — sim, o Euro2012 está vivo. A marca portuguesa vai estar também no relógio com a contagem decrescente para o início do Campeonato. Vai decorar as cidades anfitriãs, vai estar nas bandeiras e sinaléticas, nos autocarros das equipas e nos eléctricos dos adeptos.
A imagem florida inventada pela Brandia Central vai estar nos equipamentos das 16 equipas — uma elas é a selecção portuguesa — e inclusive nas medalhas de ouro e de prata a entregar aos finalistas do torneio.
A equipa venceu o concurso para o design do Euro 2012 — prova que decorrerá na Polónia e na Ucrânia — graças a uma proposta simples, colorida e eficaz.
"Não é magia, chama-se trabalho", comentou Hélder Pombinho, líder da equipa de designers que se inspirou na "wycinanka", a arte de corte de papel original das zonas rurais da Polónia e da Ucrânia como um culto à fertilidade e à prosperidade. "Mais ou menos o mesmo simbolismo que a espiga tem na nossa cultura", explicou Pombinho (que, ao serviço da Euro RSCG, já tinha estado na origem da campanha para o Euro2004).
Tulipas, bolas e adeptos
Esse foi o embrulho de uma grande encomenda para a UEFA, um cliente exigente que obrigou a uma “longa investigação”. A receita: duas tulipas, as cores das bandeiras dos dois países, bolas de futebol do tamanho de frutos, adeptos estilizados de braços abertos e muita imaginação. "O futebol a florescer em todos os sentidos", junta.
“Esta é uma importante conquista fora de Portugal de uma empresa portuguesa de consultoria em criação e gestão de marcas comprometida com a internacionalização e a afirmação do talento nacional no mundo”, podia ler-se num comunicado da empresa em 2009.
Pertence à Brandia a bíblia do torneio, a identidade do Europeu de 2012. A sua marca estará nas televisões (durante o sorteio, antes e depois dos jogos, etc), nas bolas, em canetas, nos programas, calendários da prova...
Notícia corrigida às 13h25