Uma visita íntima num estabelecimento prisional
Luís Vieira Campos filmou na prisão de Santa Cruz do Bispo para falar de "coisas que nos podem limitar"
Há mais de um ano que a ideia está na cabeça de Luís Vieira Campos. Uma visita íntima num estabelecimento prisional. Só isso.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Há mais de um ano que a ideia está na cabeça de Luís Vieira Campos. Uma visita íntima num estabelecimento prisional. Só isso.
“Partiu da necessidade de falar de coisas que nos podem limitar. Esse foi o ponto de partida”, contou ao P3 o realizador. Até podia ter sido o tradicional mulher-visita-homem, mas uma visita ao Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo mudou tudo.
Um casal de ex-toxicodependentes apaixonou-se durante a fase de recuperação e está agora separado pelas grades da prisão. Aqui é ela (a actriz Sandra Salomé) quem cumpre uma pena. É ele (o actor Miguel Rubim) o visitante.
A prisão de Santa Cruz do Bispo encontra-se abrangida pela visita íntima, uma regalia alargada a todas as prisões portuguesas (masculinas e femininas) segundo o novo Regulamento Geral dos Estabelecimentos Prisionais, em vigor desde 10 de Junho.
Nesta curta, e na vida real, a visita íntima acontece uma vez por mês. “Dia de Visita” é “um filme sobre a contrariedade, sobre a forma como lidamos com os acontecimentos que não ocorrem de acordo com as nossas expectativas e os nosso desejos”.
Música de Manuel Cruz
A acção decorre ao ritmo do tema “Quem Sabe”, composto por Manuel Cruz – músico que já tinha trabalhado com Luís Vieira Campos na curta “Quando eu Morrer”, de 2006. Manuel Pinto Barros assina a fotografia, ficando o som a cargo de Miguel Santos.
Durante o processo de produção, foram gravados uma série de depoimentos, com as reclusas e técnicos deste estabelecimento prisional. O conjunto deste trabalho estará disponível em DVD.
A curta-metragem de ficção “Dia de Visita” – estreia hoje, dia 22, no Passos Manuel, no Porto – é a mais pura realidade. A preto e branco. A realidade e a ficção.