Perto Demais
É esse o problema do filme de Mike Nichols (suspeita-se: é o problema da peça de Patrick Marber), ser um exercício grandiloquente que rouba o imaginário das personagens - veja-se, por exemplo, como quatro figuras socialmente distintas utilizam da mesma forma a palavra, como se ela fosse adereço, assim neutralizando o seu poder (e por mais "palavrões" que se grite...). Não se está a sobrevalorizar "Perto Demais" pela nostalgia de "filme adulto" que ele convoca, muito anos 70 (a época de notoriedade de Nichols) nesta era, como se diz, de "blockbusters" infantilizados?
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
É esse o problema do filme de Mike Nichols (suspeita-se: é o problema da peça de Patrick Marber), ser um exercício grandiloquente que rouba o imaginário das personagens - veja-se, por exemplo, como quatro figuras socialmente distintas utilizam da mesma forma a palavra, como se ela fosse adereço, assim neutralizando o seu poder (e por mais "palavrões" que se grite...). Não se está a sobrevalorizar "Perto Demais" pela nostalgia de "filme adulto" que ele convoca, muito anos 70 (a época de notoriedade de Nichols) nesta era, como se diz, de "blockbusters" infantilizados?