Em solidariedade com a Ucrânia, o filme de abertura do Festival de Cannes já não se chama Z (comme Z)

O realizador Michel Hazanavicius mudou o título da sua nova longa-metragem para Coupez!, para evitar associações indesejadas com a Rússia.

Foto
O novo filme de Michel Hazanavicius é uma comédia de zombies DR

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.


Em solidariedade com a Ucrânia, o realizador francês Michel Hazanavicius acedeu a rebaptizar o título do seu novo filme, que abrirá a 17 de Maio a próxima edição do Festival de Cannes. Z (comme Z) chamar-se-á afinal Coupez!, evitando indesejáveis associações à Rússia, cujo exército arvora a última letra do alfabeto no seu arsenal militar.

“Dada a carga simbólica que a letra Z assumiu desde o início da guerra na Ucrânia, e a pedido dos cineastas ucranianos, decidi mudar o título do meu novo filme”, explicou o realizador num comunicado citado pelo diário parisiense Le Figaro.

“Talvez este título fosse divertido quando terminámos o filme há uns meses, mas agora não o é de todo, e não posso mantê-lo. O meu filme foi feito para trazer alegria e em caso algum eu quereria que ele fosse associado nem de perto nem de longe a esta guerra”, acrescentou o cineasta, que conta no seu currículo com o oscarizado O Artista.

A letra Z tem sido usada como distintivo nos veículos militares russos mobilizados para a invasão da Ucrânia, e foi entretanto adoptada por russos que apoiam a guerra, aparecendo em comícios organizados pelo Kremlin.

A nova longa-metragem de Hazanavicius é uma comédia de zombies protagonizada por Matilda Lutz, Bérénice Béjo e Romain Duris. A sua estreia nas salas de cinema francesas far-se-á em simultâneo com a abertura da 75.ª edição do Festival de Cannes.