Vento e ondulação colocam todos os distritos do litoral com aviso amarelo
Esperam-se rajadas de vendo que podem chegar aos 70 km/h e ondas que podem atingir os 4 a 5 metros, refere o IPMA.
Os dez distritos do litoral de Portugal continental estão esta segunda-feira com aviso amarelo devido ao vento e na terça-feira junta-se o mesmo aviso, mas por causa da ondulação.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Os dez distritos do litoral de Portugal continental estão esta segunda-feira com aviso amarelo devido ao vento e na terça-feira junta-se o mesmo aviso, mas por causa da ondulação.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estarão sob aviso amarelo entre as 15h00 desta segunda-feira e as 00h00 de quarta-feira, atendendo à previsão de vento forte, temporariamente com rajadas da ordem de 70 quilómetros por hora (km/h).
Nos distritos de Setúbal, Beja e Faro, este o aviso de vento é válido entre as 21h00 desta segunda-feira e as 00h00 de quarta-feira.
Devido à ondulação, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa, estarão sob aviso amarelo os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, entre as 00:00 de terça-feira e as 6h00 de quarta-feira.
Este aviso para a ondulação prolonga-se das 12h00 de terça-feira e as 15h00 de quarta-feira, nos distritos de distritos de Setúbal, Beja e Faro.
Para esta segunda-feira, o IPMA prevê vento forte no litoral e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e uma pequena descida de temperatura.
O IPMA emite aviso amarelo sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas actividades.